segunda-feira, 18 de julho de 2022

Brasil investe em infraestrutura para agilizar exportações de grãos e importações de fertilizantes

A forte dependência do Brasil das importações de fertilizantes está levando a uma grande modernização de seus portos, ferrovias e centros de distribuição no país. Em especial, estão sendo investidos centenas de milhões de dólares em infraestrutura logística, para levá-los mais rápido dos portos às operações de soja, café e açúcar no interior, as mais produtivas do mundo. Esses requisitos estão especialmente em destaque em um momento de alta inflação de alimentos no mundo, informou a Bloomberg.

A movimentação desses produtos pelo Brasil é um desafio. Seus agricultores compram 85% de seus fertilizantes nos mercados mundiais, e seu uso aumentou 30% desde 2017 à medida que a produção cresce. O grão também é cultivado em regiões mais remotas, como o Nordeste do Brasil.

O transporte é feito principalmente por caminhão, mas há tantas culturas e produtos químicos para percorrer distâncias tão grandes que o sistema fica sobrecarregado. A solução: mudar as ferrovias do país. Empresas de logística, como Rumo e VLI, estão se unindo a grandes empresas de fertilizantes, como Yara International ASA e Mosaic, principalmente para facilitar o transporte de cargas de fertilizantes no retorno dos vagões que transportam grãos para os portos.

“Onde os grãos saem, os fertilizantes chegam e estamos trabalhando para simplificar o processo logístico”, disse Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara Brasil Fertilizadores. "As distâncias são ótimas e, se você estiver em uma posição ruim, estará fora do jogo."

O fertilizante é normalmente descarregado nos portos por um método pesado que usa um guindaste para levantar o produto de um navio para um caminhão, que o transporta para um silo para o embarque final. Os novos sistemas mais rápidos usarão guindastes móveis e esteiras transportadoras para mover produtos diretamente para silos ou trens.

Os investimentos também incluem o novo terminal VLI, de US$ 37 milhões, no estado do Tocantins (Brasil), que transportará fertilizantes do porto de Itaqui, a 600 milhas de distância. O terminal de Tiplam, no porto de Santos, está sendo modernizado ao custo de US$ 21 milhões e transportará produtos químicos para a maior região cafeeira do Brasil, Minas Gerais, a 400 quilômetros de distância.

 

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