A indústria calçadista brasileira, depois de dois ano, retornou presencialmente à Colômbia para apresentar as coleções de primavera/verão para compradores deste mercado. Com o apoio do programa Brazilian Footwear, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), 16 marcas participaram da Missão Comercial Colômbia, que ocorreu nas cidades de Bogotá (foto) e Medellín, entre os dias 11 e 15 de julho. No total, foram gerados de mais de US$ 1,7 milhão entre negócios, entre efetivados e alinhavados durante o evento.
As empresas participantes realizaram 98 contatos. Destes, 79 foram novos. A
analista de Promoção Comercial e responsável pelo mercado colombiano na Abicalçados,
Carla Giordani, destaca que a ação superou as expectativas. “Recebemos
compradores qualificados e dispostos a fazerem negócios com a indústria
brasileira. Ouvimos muito, tanto em Bogotá quanto em Medellín, que as coleções
estavam incríveis. E, de fato, tivemos esse retorno em números. Se somarmos os
valores negociados in loco e a expectativa para os próximos seis meses, a
edição de julho de 2022 foi uma das melhores edições realizadas no mercado até
o momento”, ressalta Carla.
Pela primeira vez presencialmente na Colômbia, a Opananken Antistress voltou
para Franca/SP com dois pedidos fechados com entrega para outubro e outros três
pedidos de amostra. O gerente de exportações da calçadista, Leandro Moscardini,
elogia a qualidade dos importadores que visitaram as empresas. “Todos os
compradores eram muito qualificados e passaram por todos. Conversamos,
inclusive, com compradores que inicialmente não estavam marcados. O formato da
ação, muito dinâmico, também favorece essa possibilidade de clientes extras, o
que sempre surpreende.”
Também com o objetivo de abrir um novo mercado na América Latina, a Parô, de
São João Batista/SC, participou pela primeira vez da ação. A diretora de
exportação da empresa, Schirley Booz, destaca que a missão foi muito importante
para a empresa entender o mercado e fazer bons contatos. “Já vamos deixar
algumas amostras na Colômbia e dar andamento às negociações iniciadas.
Identificamos que as três marcas da empresa têm entrada no mercado colombiano,
o que é positivo”, frisa Schirley.
Além do showroom, a missão teve a realização de ativações de promoção de
imagem, como o Photocall - evento de relacionamento com a imprensa local - e de
seminário sobre o mercado colombiano. “Essas ações são estratégicas e importantes
porque representam uma oportunidade de mostrarmos de forma prática como os
calçados brasileiros se unem à moda local”, comenta Carla.
A Ferracini 24h, de Franca/SP, que já participou de outras edições da missão
comercial, esteve na ação com o objetivo de voltar a trabalhar com o mercado da
Colômbia. A gerente de comércio exterior da calçadista, Thânia Fileto, fala que
a presença da marca foi muito importante porque eles já estavam conversando com
alguns clientes. “E na missão foi o momento para podermos conversar
presencialmente e concretizar as vendas. Tivemos reuniões com players
importantes e estratégicos para a Ferracini”, diz Thânia, ao comentar que a
empresa teve cinco pedidos de amostras e um pedido fechado para entrega no
final do ano.
Participaram da missão comercial com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas
365 Days, Activitta, Bebecê, Beira Rio, BR Sport, Ferracini 24h, Modare
Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Parô Brasil, Paro Cool, Opananken
Antistress, Uza Shoes, Vizzano e Zatz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário