terça-feira, 19 de julho de 2022

Governo argentino oficializa projeto do trem Vaca Muerta que reabilita trechos existentes e constrói novo ramal

O Ministério dos Transportes da Argentina oficializou o projeto do trem Vaca Muerta, que inclui a reabilitação de trechos existentes da ferrovia Roca e a construção de um novo ramal entre Contraalmirante Cordero e Añelo. Também serão executados jogos de manobras, desvios de travessias e interrupções em obras e passagens de nível. O trabalho seria realizado com um empréstimo do CMEC chinês, informa enelsubte.com

A iniciativa foi oficializada com a publicação no Diário Oficial da resolução 408/2022, que aprova a iniciativa e determina os modelos de acordo que o próprio Ministério e os Trens de Infraestrutura Argentinos (ADIF) devem assinar com as províncias de Río Negro e Neuquén.

O projeto inclui a reforma e melhoria da infraestrutura do ramal Bahía Blanca – Neuquén – Zapala no trecho que vai de Ingeniero White a Contraalmirante Cordero e a construção de um novo ramal de 77 km do km 1.200 (Contraalmirante Cordero) a Year it.

Inclui também a execução de uma nova estrada de acesso a Puerto Galván a partir de Empalme Aguará, a construção de novas áreas de manobra nos terminais, desvios de travessia, explosão de obras de arte (pontes, bueiros e drenos), nova sinalização e comunicações, renovação de passagens de nível com barreiras automáticas e execução de fechamentos.

Vale ressaltar que o Ministério indicou em comunicado que em dezembro de 2020 foi assinado um acordo com a CMEC (China Machinery Engineering Corporation), pelo qual a empresa fornecerá o financiamento necessário para a execução do projeto, que se estima próximo para US$ 800. milhões.

Estima-se que o projecto, que permitirá a ligação ferroviária à jazida de Vaca Muerta, infra-estrutura até agora inexistente, permitirá "reduzir os custos de transporte dos insumos necessários à exploração de hidrocarbonetos, cuja procura é aumentando", contribuindo "para alcançar a sustentabilidade energética do país, reduzindo os custos associados à exploração da jazida".

Ao mesmo tempo, destaca-se que a reabilitação da linha férrea também geraria oportunidades "para outras atividades econômicas regionais que poderão aproveitar a ferrovia", como a fruticultura do Alto Valle del Río Negro, e que geraria extensas “externalidades positivas” antes “da mudança modal que o projeto traria”.

A iniciativa poderia ser vinculada no futuro com o projeto inacabado de Trasandino del Sur, que permitiria o acesso a portos chilenos no Oceano Pacífico.

 

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