quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Mais de 160 milhões de flores são transportados pela Latam Cargo no Equador e na Colômbia para o Dia de São Valentim



         Mais de 160 milhões de ramalhetes de flores foram transportados pela Latam Cargo durante as quatro semanas prévias ao dia de São Valentim, o Dia dos Namorados para a maioria dos países e a época do ano na qual são exportadas mais flores no mundo todo. Para esta temporada, o negócio de carga do Latam Airlines Group transportou 21% do mercado total de flores da América do Sul, o que representa por volta de 9.000 toneladas.


         Entre os dias 16 de janeiro e 7 de fevereiro, mais de 140 aviões de carga decolaram do Equador e Colômbia, triplicando a média de envios regulares semanais. Só na rota Bogotá – Miami, na qual normalmente são transportadas 360 toneladas por semana, durante os dias que antecedem a data de São Valentim, este número chegou a 900 toneladas. Algo similar acontece na rota Quito – Miami, em que as 450 toneladas semanais aumentaram para 1,5 mil. Desta maneira, a Latam Cargo transportou mais de 4,2 mil toneladas de flores provenientes da Colômbia e mais de 4,7 mil do Eq
        “Para a Latam Cargo a temporada foi encerrada com sucesso. Cumprimos com a oferta de voos necessária para atender a demanda de todos os nossos clientes, assim como com os recursos necessários em nossos compartimentos de carga na origem e destino, temas fundamentais para o desenvolvimento desta demandante época do ano para o transporte de cargas”, garante Felipe Caballero, Gerente Comercial da América do Sul, Norte e Central.


         Durante essas semanas, os aviões de carga decolam de Bogotá, Medellín (Colômbia) e Quito (Equador), sendo os principais destinos os Estados Unidos e a Holanda. A maioria deles aterrissa em Miami, um dos hubs de distribuição mais importantes do mundo, no qual está a base das operações de carga da Latam Airlines Group.
         Os Estados Unidos são o principal destino das flores transportadas pela Latam Cargo. Para esta temporada, o aeroporto Internacional de Miami recebeu cerca de 7,5 mil toneladas da empresa aérea, o que representa mais de 80% do total voado. Desses, 90% do total das flores que entram no país ficam no estado da Flórida, já os 10% restantes são transportados principalmente para Los Angeles. 
        Em uma semana normal, o Aeroporto Internacional de Miami recebe algo em torno de cinco mil toneladas de flores provenientes do Equador e Colômbia. Já durante as semanas da temporada de São Valentim, esse tráfego supera as 14 mil toneladas.
        Essas flores chegam às instalações da Latam Cargo Miami e são distribuídas para as diversas cidades dos Estados Unidos e, em menor escala, para a Europa via Amsterdã, Holanda, e Oceania via Sidney, Austrália. 
      Para este serviço, a empresa programa e mantém a temperatura de forma controlada nos compartimentos de carga dos aviões e trabalha com períodos reduzidos de recebimento e entrega da carga.
        “Nosso transporte de perecíveis é baseado em um controle de temperatura realizado durante toda a cadeia logística para manter e garantir a qualidade do produto. A Latam Cargo conta com uma frota de aviões e instalações adaptadas para isso, especialmente em Miami, lugar no qual temos a maior câmara frigorífica da nossa operação de carga”, afirma Cristián Ureta, CEO da Latam Cargo. 
     Mesmo que países Latino-americanos como o Peru, Costa Rica e Guatemala contem com produções de flores para esta temporada, os principais países são Colômbia e Equador, exportando mais de 42.000 toneladas de flores frescas para mais de 90 países só durante a temporada de São Valentim. 
      Para ambos os países, a floricultura é fundamental em sua economia. As principais variedades transportadas são as rosas vermelhas, cravos, pompons e crisântemos. Durante o ano de 2016, a Latam Cargo transportou mais de 100 mil toneladas de flores provenientes desses dois países, alcançando uma participação de mercado aproximada de 26%.
        “Para a Latam Cargo, o mercado de flores é muito relevante, representando por volta de 57% da carga que transportamos no ano da América do Sul para a América do Norte e Europa, por meio de operações semanais de Medellín, Bogotá e Quito”, garante Felipe Caballero, Gerente Comercial da América do Sul, Norte e Central. 
        O mercado de flores permanece ativo durante o ano todo, sendo as temporadas de São Valentim (janeiro e fevereiro) e Dia das Mães (abril e maio) os períodos que concentram a maior demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário