Com investimentos de R$ 203 milhões e conclusão prevista para julho
de 2019, foi iniciada nesta quinta-feira (23), com a presença do
governador Geraldo Alckmin, as obras de ampliação e assoreamento do
Canal de Avanhandava, na município de Buritama, interior de São Paulo.
O canal vai ganhar mais 2,4 metros de profundidade em um trecho de
aproximadamente 10 quilômetros da Hidrovia Tietê –Paraná até a jusante
da Usina de Três Irmãos.
Alckmin disse que as obras são de caráter estruturante e que serão
muito importantes para o desenvolvimento da região e do País. “Havia um
gargalo aqui, em Nova Avanhandava que será resolvido com o rebaixamento
do pedral”, afirmou. “O ano passado, batemos o recorde de transporte
pelas hidrovias, 8,7 milhões de toneladas e acho que poderemos ir
rapidamente a dois dígitos e transportar mais de dez milhões de
toneladas”, disse o governador sobre o movimento de cargas pela Hidrovia
Tietê-Paraná.
O alcance dos benefícios trará reflexos positivos para a população
dos diversos estados que utilizam a hidrovia para o transporte de cargas
e passageiros. Serão beneficiadas as populações de Minas Gerais, Mato
Grosso, São Paulo e Goiás. De quebra, a obra irá ampliar a capacidade de
energia gerada pela Usina de Três Irmão.
Os benefícios também virão na forma de novos postos de trabalho. A
estimativa é de que podem gerados até 1.400 empregos, dos quais 350
diretos e 1.050 indiretos. Alckmin também comentou os aspectos que envolvem a obra. “Nós vamos
tirar daqui 700 mil m3. de pedras, 500 mil m3. de terra, ou seja 1,3 mil
m3. e rebaixaremos 2,4 metros em 10 quilômetros. Aí, mesmo com uma seca
forte, a hidrovia não para. É uma segurança para quem precisa da
hidrovia”, disse.
O trecho da Hidrovia Tietê-Paraná no Estado de São
Paulo é administrado pela Departamento Hidroviário do Estado de São
Paulo (DH), vinculado à Secretaria de Logística e Transporte.
Em 2014, o trecho entre o Km 95,5 do reservatório de Três Irmãos e a
eclusa inferior de Nova Avanhandava esteve interrompido devido à crise
hídrica que afetou o Estado e prejudicou o transporte de mercadorias.
Com o retorno das operações, a capacidade de transporte de cargas foi
recuperado em 20 meses. Em 2016, foram transportadas 3,2 milhões de
toneladas de produtos pelo trecho paulista. Os principais produtos
transportados foram a areia, a cana-de-açúcar, a soja e o farelo de
soja.
Dos R$ 203 milhões que serão investidos na obra do Canal de
Avanhandava, R$ 181,5 milhões são provenientes do Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC), do governo estadual, e R$ 21,5 milhões do Governo
do Estado.
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