A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) inicia nesta
quinta-feira (02 de fevereiro) as comemorações do aniversário de 125
Anos do Porto de Santos. A programação, que se estenderá até o final do
ano tem início com o lançamento do projeto do Centro Integrado de
Comando Operacional do Porto de Santos (Cicop), às 10 horas.
No
período da tarde, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil,
Maurício Quintella Lessa, inaugura o Centro de Controle de Tráfego de
Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), às
14h40, seguindo, após, para a Codesp, onde reinaugura o auditório do
edifício-sede da presidência da Codesp, às 15 horas. Na sequência ocorre
a cerimônia de assinatura do contrato de dragagem de aprofundamento e
adequação do canal de acesso ao Porto de Santos pelo ministro Quintella.
Após
a cerimônia de assinatura, o ministro dos Transportes e o presidente da
Codesp concederão entrevista coletiva à imprensa, no local. O
diretor presidente da Codesp, Alex Oliva, destaca a projeção que o Porto
de Santos alcançou nos cenários nacional e internacional ao longo
desses anos, “o que nos dá motivos de sobra para comemorar esta data com
toda a comunidade da Baixada Santista”.
A programação desse dia
se encerra com um jantar para representantes da comunidade portuária e
autoridades da região, que também estarão prestigiando os demais
eventos. Dentro das comemorações, ao longo do ano, será reaberta a
Pinacoteca Gaffrée e Guinle, que faz parte do Complexo Cultural do
Porto de Santos, juntamente com o Museu do Porto. A Pinacoteca foi
inaugurada em 28 de janeiro de 1999 e recebeu esse nome em homenagem a
Cândido Gaffrée e Eduardo Palassin Guinle, fundadores da CDS, empresa
responsável pela construção dos primeiros cais.
O aniversário de
125 anos da entrega do primeiro trecho de 260 metros de cais construído
pela então Companhia Docas de Santos (CDS) é marcado pela atracação do
navio "Nasmith", de bandeira inglesa, da armadora Lamport & Holt. A
inauguração desse trecho de cais, representando o início das operações
no porto organizado, ocorreu quatro anos após a assinatura de contrato
entre o governo do Império e um grupo de concessionários para execução e
exploração das obras de melhoramento do Porto de Santos. O novo cais
situava-se no trecho conhecido como Porto do Bispo.
Coube ao
Nasmith a distinção de inaugurar esse primeiro trecho de cais, fato que o
fez entrar nos registros marítimos históricos. Não era um navio
excepcional, suas linhas eram típicas das de um cargueiro com perfil
baixo (apenas 2 conveses), casco alongado em linhas retas e sem
superestrutura de popa. Após longa estada em Santos, onde teria servido
como embarcação de apoio à construção do cais, o navio zarpou, em
janeiro de 1892, para o Rio de Janeiro, voltando a Santos no início de
fevereiro, inaugurando o novo cais embarcando café para a Europa.
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