terça-feira, 17 de novembro de 2015

CEO da Embraport defende investimentos prioritários em Santos, principalmente nos acessos

         Maior complexo da América Latina, o Porto de Santos acaba por ter uma bagagem pesada e grandes responsabilidades quando o assunto são investimentos, principalmente no que se refere a infraestrutura. “Entendemos que alguns investimentos são prioritários no Porto de Santos, principalmente para a solução dos problemas de acesso, que engloba a chegada e saída de mercadorias por todos os tipos de modais, como rodovias, ferrovias e aquavias”. É o que afirma o CEO da Embraport, Ernst Schulze.
          Segundo ele, o terminal está trabalhando neste sentido, principalmente após o início das operações do ramal ferroviário, que acabou de ser concluído. “Atualmente, a ferrovia responde por apenas 2% das cargas conteneirizadas que chegam ao Porto de Santos. A meta da Embraport é que, no longo prazo, os trens respondam por até 10% das cargas”, relata, destacando, porém, que para que o transporte de cargas seja impulsionado, a estrutura ferroviária precisa ser melhorada.
         “Também são necessários mais investimentos nas rodovias de acesso ao porto para minimizar eventuais congestionamentos de caminhões”, destaca. Nesse sentido, os investimentos anunciados pelo governo a partir do novo pacote de concessões pode ser um start para que essas ações sejam implementadas. Na opinião de Schulze, a expectativa é que esses investimentos tragam modernidade, competividade e progresso a um setor carente de investimentos em infraestrutura. Além de também ajudar no quesito competitividade.
         “Esperamos que sim. Porém, é importante que os investimentos não sejam direcionados apenas às áreas dentro dos portos, mas sim que sejam acompanhados de investimentos complementares, como por exemplo, nas vias de acesso ao porto, dragagem, Meio Ambiente e eventuais impactos nas comunidades do entorno”, acrescenta o executivo.

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