O último relatório do instituto britânico de pesquisas marítimas
Drewry informou que a frota ociosa na semana passada chegou a 35% entre os
transportadores e 66% entre NVOCCs, somando 238 navios parados por
recesso do mercado.
Segundo o levantamento, são 901 mil teus ociosos no mês, a maior soma desde o
início de 2010, quando o mercado sofria o impacto da crise de 2009. Os
navios ociosos hoje já representam 4,6% da frota mundial total, de certa
forma ainda longe do pico de 11% registrado no final de 2009.
O relatório da Drewry classifica um navio como ocioso a partir do
momento em que ele já esteja estacionário há mais de 14 dias. Viagens
perdidas não contam, uma vez que, nesse caso, os navios continuam a
navegar sem fazer escalas, de modo que podem ser facilmente recolocados
no mercado.
Os números do último mês foram principalmente atingidos por conta da
parada de navios de classes maiores. O relatório da Drewry contou como
inativos um total de 31 navios acima de 8,000 teus em 16 de novembro,
incluindo o “Triple-E” Morten, da Maersk, cuja capacidade é 18 mil teus.
Decidir pela ociosidade de bens de tamanho valor não é tarefa fácil,
porém o crescimento do setor mostra que os transportadores compreenderam
que a navegação das grandes embarcações (slow steaming), não
conseguiriam, sozinhas, atender ao problema da supercapacidade nas rotas
Leste-Oeste.
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