As melhorias e adaptações que devem ser
feitas para evitar falhas no sistema Porto Sem Papel foram debatidas na
última quarta-feira (18), em Brasília, durante reunião da Comissão
Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos). Os primeiros
resultados do Projeto de Modernização da Gestão Portuária (PMGP) e
iniciativas que garantem a redução da burocracia no setor também foram
discutidas. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Portos (SEP) e
contou com a participação do ministro Helder Barbalho.
A Conaportos é composta por integrantes da SEP, da Casa Civil, da
Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq), além dos ministérios da Justiça, da Fazenda, da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior e do Planejamento, Orçamento e Gestão.
“Gostaria de começar dizendo da minha satisfação de participar pela
primeira vez desta reunião tão importante, de uma comissão tão
relevante, que trata de temas fundamentais para o setor portuário e para
as atividades correlatas ao setor portuário de nosso país”, destacou o
ministro dos Portos, na abertura da reunião.
O Porto Sem Papel é um sistema de informação que reúne, em um único
meio eletrônico, as informações e a documentação necessárias para a
liberação de navios e mercadorias nos portos brasileiros. O objetivo é
agilizar esse procedimento. A SEP já implantou o projeto nos 34 portos
públicos do País e, com isso, eliminou mais de 140 formulários em papel
que foram convertidos em um único documento eletrônico.
No entanto, ainda são necessárias melhorias para evitar falhas na
inserção de informações. Dados sobre as mercadorias importadas ou
exportadas e ainda detalhes sobre seus responsáveis, origem e destino
precisam ser informados no portal. E, muitas vezes, os usuários relatam
problemas nesta atividade.
A reunião da Conaportos também discutiu alternativas para garantir a
atuação dos servidores ligados aos portos brasileiros durante todo o
dia. Trata-se de uma busca por melhorias no programa Porto 24 horas, que
ampliou o horário de trabalho de órgãos de fiscalização de cargas
também para os períodos da noite e da madrugada, inclusive nos fins de
semana.
O objetivo é garantir agilidade aos processos e reduzir o tempo de
espera para liberação das mercadorias. Isso implica em menores custos de
armazenagem, redução de filas e maior celeridade na emissão dos
licenciamentos de importação e no despacho aduaneiro, assim como a
melhor utilização dos recursos.
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