O fato de a maior parte das cargas
domésticas brasileiras, -81,7% do total- ser transportada por caminhões
em estradas é o maior problema da área de logística nacional, avalia
estudo da Fundação Dom Cabral. "Esse é um erro histórico que nos
persegue", diz Paulo Resende, que conduziu o levantamento que estima em
11,2% o índice médio de desperdício de receitas das empresas nacionais
com o custo logístico.
Para contornar esse problema, aplicativos e
sistemas tecnológicos oferecem soluções paliativas para diminuir os
custos com transporte e dar mais agilidade às pequenas e médias
empresas. O Truckpad começou a operar em janeiro de 2013, apesar da resistência enfrentada por seu desenvolvedor Carlos Mira.
Com
o aplicativo, o dono da carga pode se conectar diretamente ao
caminhoneiro e acertar detalhes e valores da transação, eliminando
etapas do processo. Em cerca de um mês, ele registrou seus primeiros cem downloads. "Empresários
do setor tentavam me desencorajar, afirmando que caminhoneiros jamais
usariam smartphones", conta Mira, que foi dono de uma transportadora até
2010.
O cadastro de mais de 300 mil caminhoneiros, após triagem,
registrado até o início deste mês, apontam o erro nas previsões
pessimistas. "A minha ideia era tirar o intermediário da
negociação", diz Mira. "É como se fosse o Über, com a diferença de que
os caminhões e caminhoneiros são os mesmos de antes, apenas ficaram mais
próximos dos clientes." O empresário estima que cerca de 400 mil ofertas de serviços são feitas por mês via Truckpad.
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