O presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, disse que “num ano de tantas notícias más na área da economia, o primeiro leilão
envolvendo quatro terminais portuários – dois de celulose e um de grãos
em Santos-SP e um de grãos em Vila do Conde-PA –, marcado para o dia 9
de dezembro, devolve um pouco de otimismo e esperança ao setor,
principalmente porque há previstos mais 21 editais para arrendamento
para o primeiro semestre de 2016”.
O executivo avaliou que o
processo para a realização de leilões de terminais privados está
avançando. “São 30 os terminais já aprovados, o que mostra que o país
tem demanda que justifica esses investimentos”, comemorou.
Para ele, de fato, o desenvolvimento do setor portuário em Vila do Conde
e demais portos da região é vital para o Brasil, “desde que a rodovia
BR-163 seja completamente
asfaltada e duplicada em território paraense, o que se prevê,
finalmente, para 2018”. O que se espera, ressalta o executivo, é que o
governo federal não atrase mais os investimentos, em razão de suas
atuais dificuldades de caixa.
Segundo Lourenço, cálculos de especialistas, quando concluída, a BR-163, indicam que ela irá
reduzir os custos de logística em mais de R$ 2,2 bilhões por ano, já que
será possível levar as cargas do agronegócio para o Norte, em vez de
trazê-las para os portos do Sudeste e Sul.
“Hoje, isso é quase
impossível porque ainda há no interior do Pará mais de 500 quilômetros
dessa estrada sem asfalto que ficam intransitáveis no período das
chuvas. Ao mesmo tempo, será possível trazer cargas de produtos
manufaturados em direção ao Sul, movimentando a economia nacional.
Haverá maior equilíbrio na distribuição das cargas pelo País, reduzindo
os desperdícios causados pela ausência de uma malha viária mais
moderna”, concluiu.
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