segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Marinha vai participar do acordo de cooperação técnica com a Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem


         A Marinha do Brasil deverá participar da construção de acordo de cooperação técnica com a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog). O entendimento foi realizado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), presidente da frente, com o Almirante de Esquadra Paulo Cezar Küster. Com isso, a corporação passa a se inserir nos trabalhos que impactam a infraestrutura nacional de transportes.
         Um dos itens que a Marinha deverá atuar de forma direta é a cabotagem – navegação entre portos, considerada ainda incipiente no Brasil, apesar do grande potencial de exploração. Outra frente que a corporação emprestará sua expertise é o desenvolvimento das dragagens de portos e implantação e navegação hidroviária.
         Durante a reunião, o almirante Küster apresentou números considerados expressivos da comunidade marítima, composta por 11 órgãos governamentais, 235 instalações portuárias, 53 empresas brasileiras de navegação, 369 agências de navegação e 45 estaleiros. “Para ter uma ideia, somente o frete marítimo, em 2014, movimentou cerca de US$ 7 bilhões de dólares” - disse o almirante.
         No futuro, a Frenlog deverá também atuar pela renovação da frota marítima brasileira que, segundo Küster, tem uma idade avançada. “A idade média de nossas embarcações é de 15 anos, sendo que a vida útil de um navio é de 20 anos de uso intensivo” - alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário