As principais rotas de transporte Leste-Oeste: Transpacífico, Transatlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo anunciaram o cancelamento de 56 itinerários (viagens em branco) entre a semana 52 (de 25 de dezembro a 31 de dezembro) e a semana 04 (22 de janeiro a 28 de janeiro), num total de 650 viagens programadas. A medida representa uma taxa de cancelamento de 9%. Durante este período, 38% das viagens em branco serão realizadas no Transpacífico no sentido leste, 38% no Transatlântico no sentido oeste e 25% na rota Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo.
Nas próximas cinco semanas, a Ocean Alliance anunciou 22 cancelamentos, seguida pela THE Alliance com oito. Durante o mesmo período, 26 viagens em branco foram implementadas em serviços não-aliançados. A 2M, contudo, não anunciou nenhum cancelamento até agora. Do lado do transporte marítimo, o Índice Mundial de Contêineres da Drewry subiu pela terceira semana consecutiva, crescendo 9% para 1.661/FEU.
A consultoria Drewry prevê uma diminuição modesta na confiabilidade do serviço em comparação com a semana anterior. Em média, espera que 91% dos navios cumpram o horário previsto nas próximas cinco semanas. É importante notar, no entanto, que a situação permanece fluida, dados os desafios que as companhias marítimas enfrentam com o número crescente de incidentes e tensões no Mar Vermelho.
Devido aos riscos que os rebeldes Houthi representam para o transporte marítimo nesta rota marítima crítica e confinada, as companhias marítimas estão optando por desviar os navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, em vez de arriscar um trânsito entre o Mar Vermelho e o Canal de Suez, que acrescenta 10 ao Canal da Mancha. 14 dias para viagens e aumenta materialmente os custos de combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário