O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a visita da ministra da Agricultura e Desenvolvimento da Colômbia, Jhenifer Mojica. O encontro serviu para fortalecer um diálogo produtivo entre Colômbia e Brasil, abordando temas relacionados à cooperação e ao comércio bilateral entre os dois países amazônicos.
A ministra foi recepcionada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, juntamente com diretores e servidores do Ministério.
Nos últimos anos, as negociações bilaterais sobre questões agropecuárias entre Colômbia e Brasil têm avançado gradativamente. Ambos os países têm demonstrado considerável interesse comercial, seja no acesso a determinados produtos agrícolas ou na melhoria de acesso dos produtos já em fluxo comercial.
Atualmente, há 30 negociações em curso, das quais 18 dizem respeito a exportações brasileiras e 11 a exportações originárias do território colombiano com destino ao Brasil. Durante a visita, outro ponto de interesse comum discutido foi a Certificação Oficial Eletrônica, considerada um processo inovador e motivador para aprimorar o fluxo comercial de produtos agropecuários entre ambos os países.
De janeiro a novembro deste ano, o Brasil registrou exportações superiores a 1 bilhão de dólares para a Colômbia, sendo que cerca de 60% dessas exportações são representadas por milho e café verde.
Acompanharam a ministra na comitiva, o embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera; o segundo secretário, Daniel Moreno; o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura da Colômbia, Mario Alejandro Valencia; o assessor do gabinete, Sergio Martínez Osorio; e o representante da Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira.
“Foi um encontro bastante produtivo, repleto de trocas de experiências entre as duas nações amigas e vizinhas. Destacamos os projetos e avanços significativos do Mapa, como o novo programa de recuperação de pastagens degradadas, bem como nossas iniciativas para atender às exigências do Pacto Verde Europeu, que pretendemos compartilhar com outros países”, ressaltou o secretário Roberto Perosa.
Em outras atividades no Brasil, a ministra Mojica teve reuniões em Salvador e Presidente Tancredo Neves, na Bahia. No Distrito Federal, ela também se encontrou com representantes do Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de membros de outras instituições governamentais brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário