terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Man Energy Solutions anuncia novo motor de alta velocidade movido a metanol

 

A MAN Energy Solutions anunciou que no final de 2026 lançará uma versão bicombustível de seu motor MAN 175D de alta velocidade, com capacidade de operar com metanol. A nova variante, denominada MAN 175DF-M, estará disponível em versões de nova construção e retrofit. A empresa destaca que o 175DF-M será otimizado para propulsão diesel-mecânica e diesel-elétrica, com o objetivo de atingir a maior proporção de metanol e a máxima eficiência em diversas aplicações e perfis de carga.

O motor já obteve o certificado “combustível pronto” da DNV. Após a aprovação em série bem-sucedida de seus motores de dois tempos, a empresa aplicou sua experiência para desenvolver uma solução otimizada para seus motores de quatro tempos, incluindo testes bem-sucedidos de cilindro único. Esses resultados impulsionarão o próximo desenvolvimento e validação da tecnologia PFI (Port Fuel Injection) de duplo combustível para o motor 175D pronto para metanol.

Florian Keiler, diretor de Alta Velocidade da MAN Energy Solutions, disse que “o MAN 175D provou ser muito competitivo em termos de sustentabilidade e eficiência, com o menor consumo de combustível, o menor consumo de lubrificante e os maiores tempos de revisão de sua classe , o que minimiza a sua pegada ambiental. Quanto aos combustíveis futuros, o próximo passo lógico, além de poder funcionar 100% com biocombustíveis, é garantir a combustão do metanol."

A MAN Energy considera a tecnologia PFI a mais avançada atualmente. A otimização para usinas diesel-elétricas multimotores permitirá a operação em um ponto de carga ideal, alcançando assim a maior parcela de metanol. Isto resultará na redução da pegada de carbono a zero quando se utilizam biocombustíveis, mantendo ao mesmo tempo a flexibilidade do combustível para operar em qualquer parte do mundo.

Keiler ressaltou que "com base em inúmeras discussões com clientes, concluímos que o princípio de dupla combustão, confiabilidade, eficiência, uma alta cota de metanol, custos de ciclo de vida competitivos e o mais alto desempenho alcançável eram requisitos". o 175DF-M. Portanto, após pesquisa e consideração minuciosas, decidimos pela tecnologia de combustão PFI como a mais favorável. O desenvolvimento fundamental começará em 2024, levando a um primeiro teste de campo do motor a metanol em 2026. Posteriormente, o MAN 175DF- O motor M estará pronto para comercialização no final de 2026.”

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