sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Ataques de militantes Houthi no Mar Vermelho elevam tarifas de transporte marítimo de GNL


Os ataques recentes deflagrados por militantes Houthi no Mar Vermelho estão afectando o setor do transporte marítimo, gerando desvios na rota dos navios de gás natural liquefeito (GNL), que são forçados a evitar o Canal de Suez  e optar por desvios mais longos em torno do Cabo da Boa Esperança. Até agora cinco navios-tanque de GNL, três deles carregados e dois em lastro, foram desviados do Canal de Suez.

Entre eles, três pertencentes à frota de GNL da Celsius (Copenhague, Charlotte e Genebra) e dois afretados pela Gunvor. Embora esteja confirmado que o “Celsius Copenhagen” transporta GNL do terminal US Freeport LNG para a Coréia do Sul, o novo destino de outros navios desviados ainda não foi determinado.

A consultoria Drewry adverte que a continuação da atividade Houthi no Mar Vermelho poderá perturbar os embarques de GNL através do Canal de Suez, uma rota vital para o gás transportado da Ásia, do Oriente Médio e dos Estados Unidos. De Janeiro a Novembro de 2023, esta rota marítima registrou 50% dos trânsitos de petroleiros de GNL, seguida pelo Cabo da Boa Esperança (28%) e pelo Panamá (22%).

A importância do Canal de Suez para o Qatar é enorme, uma vez que cerca de 15% dos embarques de GNL do Qatar destinados à Europa utilizam esta rota, representando 5 a 6% do fornecimento total de gás europeu. Esses desvios geraram um aumento de 7% no índice TTF em um único dia.

Embora especialistas acreditem que o elevado armazenamento na Europa e a fraca procura asiática amorteçam o impacto a curto prazo, um agravamento da situação, especialmente com as restrições ao Canal do Panamá, poderá ter consequências significativas. Desvios extensos em torno do Cabo da Boa Esperança poderiam gerar uma procura adicional de toneladas-milha, aumentando os custos de transporte e prolongando as operações dos navios. Além disso, há o temor de que os ataques no Mar Vermelho conduzam a um aumento nas taxas de transporte de GNL devido a viagens mais longas e ao aumento dos prêmios de risco de guerra.

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