Este ano marca o 50º aniversário da adoção da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), o principal tratado global para o cuidado do meio ambiente marinho, seja por causas intencionais, operacionais ou acidentais. Para comemorar os esforços da IMO para alcançar os objetivos deste tratado histórico, o tema do Dia Marítimo Mundial de 2023 é “MARPOL, 50 anos: o nosso compromisso continua”.
Além disso, por ocasião da comemoração, a OMI apela aos Estados-Membros e a todo o setor marítimo para que celebrem este dia e se inspirem nos efeitos positivos que a MARPOL teve. Na sua mensagem sobre o tema marítimo global para 2023, o secretário-geral da IMO, Kitack Lim, destacou as conquistas regulatórias já alcançadas para proteger a saúde dos oceanos, mas deixou claro que o setor marítimo ainda tem mais a fazer.
Os transportes devem abraçar a descarbonização, a digitalização e a tecnologia inovadora, incluindo a automação, garantindo ao mesmo tempo que o elemento humano permanece no centro da transição tecnológica e ecológica para garantir um planeta sustentável para as gerações futuras. A Convenção MARPOL fez a diferença para o transporte marítimo - e pela saúde dos nossos oceanos - e continuaremos a fazê-lo, olhando para os próximos 50 anos."
Entretanto, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou a que “todos comecem a trabalhar” para alcançar uma transição justa e equitativa para um setor de transportes marítimos mais verde e descarbonizado. "Ao longo das décadas, a Convenção MARPOL fez contribuições importantes para proteger o nosso planeta e os nossos oceanos, tornando o transporte marítimo mais seguro e limpo. Olhando para o futuro, vamos aproveitar o legado desta convenção e avançar para um futuro mais sustentável e próspero para este setor importante e mais seguro para a humanidade", disse Guterres.
O lema, "MARPOL, 50 anos: o nosso compromisso continua", lança luz sobre o importante trabalho regulatório da IMO ao longo de meio século para proteger o meio ambiente do impacto do transporte marítimo, e enfatiza o compromisso contínuo da Organização em fazer mais em apoio à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A IMO convida os Estados-Membros e todo o setor marítimo a celebrar este dia nas redes sociais, utilizando a hashtag #WorldMaritimeDay e marcando @IMOHQ no X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e Linked
Nenhum comentário:
Postar um comentário