quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Brasil pode ultrapassar os Estados Unidos como principal exportador mundial de algodão

 

O Brasil está perto de ultrapassar os Estados Unidos como maior exportador mundial de algodão. Esta mudança de perspetiva ocorre num momento em que o Texas, a principal região produtora de algodão naquele país, enfrenta desafios significativos devido ao calor extremo e à seca, informa a Bloomberg.

É provável que a situação tenha um impacto adicional na agricultura norte-americana, que já enfrenta perdas significativas noutros sectores. O Brasil se tornou o maior exportador de milho a granel na campanha de 2023 e de soja há uma década.

Além disso, a Rússia e a União Europeia também ultrapassaram os EUA nas exportações de trigo. Tanto os EUA como o Brasil são os principais exportadores mundiais de algodão, representando juntos mais de metade da oferta global.

Embora se estime que os EUA exportem 12,5 milhões de fardos na temporada 2023-24, o número pode ser reduzido quando o Departamento de Agricultura atualizar as suas previsões. Por outro lado, espera-se que o Brasil mobilize cerca de 11,25 milhões de fardos.

A tendência sugere que o Brasil continuará a aumentar a produção e as exportações de algodão nos próximos anos. A situação das lavouras de algodão nos Estados Unidos é preocupante, pois está no segundo pior nível da história, com

Essa situação inclui praticamente todo o estado do Texas, que viveu o segundo verão mais quente da história. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, apenas 11% da safra de algodão do estado foi classificada como boa ou excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário