quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Mapa conquista 44 novos mercados para os produtos brasileiros

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) conquistou 44 novos mercados para os produtos agropecuários de janeiro a setembro deste ano. Com uma pauta diversificada das exportações, a pasta intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Chile e Panamá), totalizando 19 mercados.

Na região asiática (Rússia, Indonésia, Singapura, China, Índia e Malásia) foram conquistados 11 mercados. No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram sete produtos. Já na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram cinco mercados. E no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), dois mercados.

As aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.

Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.

A presença de adidos agrícolas também é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.

De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana.

As exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil, segundo a SCRI.

 

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