segunda-feira, 4 de setembro de 2023

PIL mantém o melhor desempenho em índice de emissões na Rota Extremo Oriente/Costa Leste da América do Sul


A Pacific International Lines (PIL), assim como no primeiro trimestre, manteve sua posição de liderança no Índice de Emissão de Carbono de Referência Marinha (CEI) da Xeneta para a rota Extremo Oriente - Costa Leste da América do Sul com uma pontuação de 69,5 pontos, superando a média da rota em 19. %. Enquanto isso, Yang Ming registrou 71,7 pontos, Hapag-Lloyd 72,2 e HMM 99,2.

Segundo a consultora, o sucesso consistente da PIL no índice CEI nesta rota ao longo do último ano continua no segundo trimestre de 2023. Esta conquista é atribuível a vários factores: velocidade ligeiramente reduzida (14,7 nós, 1,1 nós abaixo da média das rotas no segundo trimestre), uma idade comparativamente menor dos navios (menos 2,5 anos que a média) e um fator de ocupação de espaço que tem vindo a aumentar nos últimos três trimestres e é superior a 85% desde o 3T20, atingindo 90% no 2T23 apesar da implantação de navios maiores que a média na rota.

O 2T23 registrou o melhor desempenho do CEI já registrado para a rota do Extremo Oriente à Costa Leste da América do Sul, alcançando notáveis ​​85,4 pontos no índice. Esse avanço pode ser atribuído a uma combinação de fatores. Em primeiro lugar, segundo Xeneta, tanto o 1T23 como o 2T23 registaram as velocidades médias mais baixas nesta rota, situando-se em 15,6 e 15,8 nós, respetivamente.

Em segundo lugar, embora o tamanho médio dos navios tenha diminuído ligeiramente, a taxa de ocupação aumentou, indicando uma melhor gestão da capacidade pelas companhias marítimas. De acordo com dados do CTS, houve um aumento constante de 21,6% ano a ano nos volumes nesta rota durante o 2T23.

Este crescimento provavelmente influenciou a taxa de ocupação. Certas companhias marítimas escolheram navios mais pequenos, o que melhorou a utilização da capacidade e, consequentemente, as pegadas de carbono. Os navios maiores têm uma pegada de carbono positiva quando a sua capacidade adicional é utilizada de forma eficaz, como demonstrado nesta rota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário