A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou a suspensão temporária dos leilões especiais de dois espaços de trânsito nas Eclusas Panamax para navios superclassificados. A medida que entrou em vigor no dia 12 de setembro será prorrogada até o dia 30 do mesmo mês.
Os espaços de reserva que ficarem disponíveis por cancelamento ou outros motivos durante o “Período de Reserva 3” para “supers” continuarão a ser oferecidos através de leilões extraordinários. A ACP informou ainda que poderá anunciar alterações adicionais ao Sistema de Reservas de Trânsito para garantir um transporte seguro e uma operação eficiente do Canal.
O administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez, disse numa conferência online na terça-feira que as temperaturas anormalmente elevadas do oceano, uma estação chuvosa imprevisível e a persistência do fenómeno climático El Niño significam que as restrições ao trânsito de navios se estenderão até 2024, informou a Bloomberg.
Isto significa que as longas esperas que assolam o canal provavelmente continuarão durante os meses que antecedem o Natal e o Ano Novo Chinês, quando a linha normalmente está mais movimentada. “Esta é a seca mais severa que enfrentamos, mesmo com o nível de operações que temos atualmente”, disse Vásquez Morales durante a conferência.
O conselho de administração do canal está revendo um plano para criar um reservatório adicional para apoiar a futura demanda de água para a hidrovia e para o próprio Panamá. Será necessária a aprovação do Congresso, disse Vásquez Morales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário