sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Maersk fecha acordo com a Amazon para o transporte de 20 mil contêineres FFE com combustível verde


A Maersk e a Amazon chegaram a um acordo para o período 2023-2024 para o transporte de 20.000 contentores FFE (equivalente a quarenta pés/1 FEU) utilizando biocombustível verde através da oferta de produtos oceânicos “ECO Delivery” da Maersk. O operador logístico integrado estima que esta compra contribuirá para uma redução de 44.600 toneladas métricas de CO2e em comparação com o bunker padrão, equivalente a aproximadamente 50 milhões de libras (22.679 toneladas) de carvão queimado.

Este é o quarto ano consecutivo que a Amazon e a Maersk organizam o transporte de contentores utilizando opções de combustível com baixas emissões de gases com efeito de estufa. “Estamos orgulhosos de colaborar com a Maersk, signatária do Compromisso Climático e líder em logística e soluções viáveis ​​para descarbonizar o transporte marítimo”, disse Adam Baker, vice-presidente de transporte global da Amazon.

“Estamos entusiasmados por ter contêineres no primeiro navio alimentador de metanol da Maersk e por continuar usando seu biocombustível”.  A opção de biocombustível ECO Delivery oferece reduções de emissões que permitem aos clientes economias imediatas e verificadas externamente de GEE, sem medidas de compensação. Este ano, a Amazon se beneficiará de um novo recurso de produto ECO Delivery que será possibilitado pelo uso de metanol verde além do biodiesel como segundo combustível verde da frota.

O ECO Delivery utiliza dados primários sobre o consumo de combustível na metodologia para relatar com mais precisão as economias de emissões, incluindo outros GEE além do CO2. O novo modelo também proporciona certeza e estabilidade de preços e está dissociado do mercado de combustíveis fósseis.

“O histórico da Amazon ao longo dos anos em garantir transporte marítimo sustentável, independentemente do clima de negócios, é uma prova de suas contribuições para a construção de um futuro melhor. Partilhamos um objetivo comum com a Amazon de reduzir as nossas emissões totais de GEE para zero até 2040.

Como signatários do Compromisso para o Clima, devemos criar constantemente novas oportunidades para fazer desta uma década de ação. A descarbonização do transporte marítimo é um passo importante que deve ser combinado com muitos outros para proteger o nosso futuro”, disse Narin Phol, presidente da Maersk na América do Norte.

Cofundado pela Global Optimism e pela Amazon, o Climate Pledge é apoiado por mais de 400 empresas em 38 países ao redor do mundo. O compromisso é um compromisso de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2040. Os signatários concordam em: Medir e reportar emissões de GEE regularmente Implementar estratégias de descarbonização em linha com o Acordo de Paris, e Neutralize quaisquer emissões restantes com compensações credíveis.

Deve-se notar que a Maersk define “combustíveis verdes” como aqueles com emissões de GEE baixas ou muito baixas durante o seu ciclo de vida em comparação com os combustíveis fósseis. Os combustíveis verdes da Maersk e sua cadeia de fornecimento são verificados pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).

Enquanto isso, a metodologia de contabilização de emissões é baseada no GLEC (Global Logistics Emissions Council) e é certificada pelo Smart Freight Center. A Maersk afirma garantir o rastreamento de desempenho gerado automaticamente pela carga transportada através do Maersk ECO Delivery. Para isso, emitirá certificados de poupança de CO2e da ​​Maersk ECO Delivery, cujo método é auditado pela PwC de acordo com a International Standard for Assurance Engagements 3410 (ISAE 3410 – Assurance Engagements on GHG Statements), que demonstra poupanças de CO2e para o âmbito de o acordo de entrega Maersk ECO.

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