segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Yang Ming admite ter sido pressionada por clientes para baixar tarifas em contratos de longo prazo


A nona maior linha de navegação do mundo em termos de capacidade de transporte havia sido otimista em março nas taxas de frete, mas esta semana disse aos investidores que o aumento da inflação em todo o mundo e a guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia representam fortes ventos contrários, informou o Taipei Times. “A previsão de como as taxas mudariam é difícil, dada a incerteza nas perspectivas do comércio global”, disse Yang Ming COO Chang Chao-feng.

"Como as taxas spot despencaram, estamos enfrentando pressão de alguns clientes exigindo ajustes de taxas para contratos de longo prazo." Em princípio, Yang Ming ofereceu descontos pontuais em resposta a esses pedidos, disse Chang. Embora os termos do contrato não permitam revisões das tarifas contratadas de longo prazo, a companhia marítima pode ser flexível para manter relacionamentos ao longo do tempo com seus clientes, explicou o executivo.

As taxas médias de transporte de contêineres caíram para US$ 2.854 por TEU em junho, caindo pelo quarto mês consecutivo de US$ 3.417 em fevereiro, de acordo com registros de companhias marítimas. A queda nas taxas fez com que a margem bruta da Yang Ming caísse de 70,58% no primeiro trimestre para 66,2% no segundo trimestre, embora ainda tenha subido de 60,17% no ano anterior, relatou.

A empresa de transporte espera que dezembro seja um mês de pico, já que o feriado do Ano Novo Lunar cairá em janeiro do próximo ano, então a maioria dos clientes gostaria de enviar suas mercadorias pelo menos um mês antes, disse ele.

 No entanto, as perspectivas para as taxas de frete para o primeiro semestre do próximo ano permanecem nebulosas, destacou Yang Ming, citando fatores como a força do consumo, pressão inflacionária, demanda por transporte marítimo, novos navios se juntando à frota mercante mundial e congestionamento portuário.

 

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