O Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) promoveu de 12 a 16 de setembro treinamento on line para atualizar a forma de emissão de certificados de origem, que são realizados na Fecomércio/RS. A troca de ideias e experiências envolveu representantes das duas entidades. “Essas atualizações são muito importantes para nós. Os assessores do Sindicato melhoram seus conhecimentos e ficam mais capacitados a apoiar nosso trabalho com orientações adequadas relativas ao preenchimento do documento, o que proporciona ganhos significativos para os clientes exportadores”, destacou André Oliveira, despachante baseado em Rio Grande, no Sul do Estado, que atua há vinte anos no segmento.
Maira Matheus, da Gerência de Certificações da Fecomércio, disse que os treinamentos, realizados esporadicamente, ocorrem como “um bate-papo informal para tirar dúvidas e esclarecimentos sobre as emissões. Segundo ela, “são ações relevantes para o aprimoramento do conhecimento, resultando em qualidade no objetivo de atingir a satisfação dos nossos clientes”. A assistente administrativa e financeira da Delegacia de Uruguaiana do Sindicato, Graziella Freitas, considerou a iniciativa “agregadora por mostrar a melhor maneira de atuar, suprimindo dúvidas e explanando situações vividas ao emitir os certificados e possibilitando executar essa tarefa mais adequadamente.”
Satisfeita com o treinamento, a assistente administrativa e financeira do Sdaergs em Rio Grande, Tatiane Arrieche, ressaltou a parceria com os assessores da Fecomércio. “Mantemos com eles uma relação excelente, produtiva, são muito preparados e contribuem para a evolução do nosso conhecimento na emissão dos certificados, que nos permite ajudar na atividade dos nossos associados”. Tatiane salientou que na Delegacia do Sindicato na cidade, “o foco envolve uma demanda grande de operações voltadas para o Mercosul”.
“O certificado de origem muda praticamente todo dia nos os países da região – Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, e mais o México e a Colômbia, para onde também são realizados volumes expressivos de embarques, apresentam especificidades nas suas legislações que precisam ser conhecidas e são abordadas nesses cursos”, elogiou Tatiane. O despachante André Oliveira lembrou que “muitas vezes o exportador desconhece os benefícios que são praticados no mercado para onde está exportando. Então, o apoio dos colaboradores do Sdaergs, com seus conhecimentos atualizados, é essencial e nos ajuda a passar para os clientes orientações corretas sobre como emitir os certificados e se beneficiar dos incentivos concedidos”.
Auxiliar administrativa do Sindicato em Uruguaiana, Michelle de Mattos classificou o treinamento como “extremamente valioso, com uma abordagem clara e objetiva, examinando questões do nosso dia a dia e melhorando nossa formação profissional”. A conversa de modo informal, de acordo com ela, “facilitou o esclarecimento de várias questões da nossa rotina, com troca de experiências e ideias ”.
O gerente executivo do Sdaergs, Diego Mascia, considerou o treinamento produtivo. “É mais uma ação do Sindicato, em parceria com a Fecomércio, visando ao aperfeiçoamento da atividade do associado que, estando bem informado e orientado, pode oferecer um trabalho de excelência a seus clientes”. As reuniões virtuais foram de cerca de trinta minutos em cada dia e contaram, ainda, com a participação de Priscila Dias, também da Gerência de Certificações da Fecomércio/RS, que salientou a importância desses encontros para manter os despachantes atualizados sobre o modo mais adequado de emitir os certificados de origem dos produtos, acompanhando as alterações constantes nas legislações dos países para onde seus clientes exportam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário