terça-feira, 20 de setembro de 2022

Complexo do Suape debate com empresários implantação do hub de hidrogênio verde no terminal portuário

O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Roberto Gusmão, reuniu-se com lideranças empresariais filiadas ao LIDE Pernambuco para debater sobre as possibilidades de novos negócios com a implantação do hub de hidrogênio verde no atracadouro. Houve três explanações sobre o contexto geral do setor de energia no Brasil e no mundo, apontando Pernambuco como um dos protagonistas no fornecimento dessa fonte de energia renovável. 

O executivo de Inovação e Sustentabilidade da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro, Ansgar Pinkowski, o diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Rodrigues Silva, e o vice-presidente da CTG Brasil, José Renato Domingues, também integraram a mesa-redonda. O encontrto contou, ainda, com a participação especial do CFO da Kroma Energia, Valério Veloso, e do diretor  industrial do Senai Pernambuco, Oziel Alves.

Na ocasião, o diretor-presidente de Suape pontuou os objetivos delineados para o futuro da estatal portuária, a fim de fortalecer a economia pernambucana e da região por meio da atração de negócios sustentáveis comprometidos com as boas práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa). “A entrega de um projeto como esse, além de abrir o leque para novos negócios, impulsionará a nossa economia. A produção de hidrogênio verde é uma tendência mundial, com enorme potencial de investimentos, da ordem de 15 trilhões de dólares nas próximas duas décadas”, ressaltou Roberto Gusmão. 

Para Carlos Cavalcanti, o hub de hidrogênio verde de Suape, além de ampliar o horizonte para grandes investimentos, reafirma o compromisso da estatal com a transição energética e a sustentabilidade. “O hidrogênio verde é um dos mecanismos tecnológicos e econômicos para a descarbonização do planeta. São medidas como essas que vão nos manter protagonistas e presentes na estratégia de grandes agentes econômicos globais”, enfatizou o gestor.

Liderada pela CTG Brasil, uma das principais empresas de geração de energia limpa no país, em parceria com o Departamento Nacional do Senai, Senai Pernambuco e o Governo do Estado, o TechHub Hidrogênio Verde concentrará em Suape a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). Juntos, os projetos receberão inicialmente investimentos de até R$ 45 milhões. O lançamento do projeto ocorreu no dia 25 de julho deste ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário