A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações
do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para a
Missão Colômbia. A iniciativa ocorre entre janeiro e fevereiro do próximo ano e
prevê showroom nas cidades de Calí (30 a 31/01/23) e Bogotá (02 e 03/02/23).
As expectativas para o evento são positivas. Segundo a analista de Promoção
Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, o bom momento para as exportações
brasileiras de calçados, principalmente para os vizinhos latino-americanos,
devem gerar bons negócios durante a Missão. "Na missão mais recente, em
julho, tivemos um termômetro bastante positivo, com mais de US$ 1,7 milhão em
negócios. A tendência é que as exportações sigam em crescimento para o próximo
ano", projeta a analista.
Dados elaborados pela Abicalçados apontam que, entre janeiro e
agosto, foram embarcados 97,57 milhões de pares, que geraram US$ 880,88
milhões, receita 62,7% maior do que a registrada no mesmo período de 2021. Os
vizinhos latino-americanos têm sido determinantes para a performance positiva.
Dos dez principais destinos do calçado brasileiro no exterior, sete são do
continente. No caso da Colômbia, país que receberá a Missão Comercial dos
calçadistas, os embarques cresceram 44% no período, na relação com o mesmo
intervalo do ano passado, somando US$ 24,76 milhões em receitas geradas.
A Missão Comercial terá showroom organizado pela Abicalçados em hotéis
nas cidades de Calí e Bogotá, com espaços individuais para cada empresa
participante, e um evento de relacionamento com a imprensa local (Photocall),
que será realizado no dia 02/02, em Bogotá. A ação contará, ainda, com
matchmaking, que são reuniões pré-agendadas cruzando a demanda dos compradores
com a oferta dos calçadistas, o que traz maior assertividade para os negócios.
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