sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Transporte de cargas por hidrovia bate recorde no 1º semestre, com 66 milhões de toneladas


O transporte de carga por vias interiores no país de janeiro a junho movimentou 66,46 milhões de toneladas, o que registrando o recorde histórico semestral brasileiro. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com o levantamento, o número representa um aumento de quase 11% em comparação ao primeiro semestre de 2021, até então considerado o ano recorde de movimentação de cargas por vias interiores. Quando comparado a 2022, mostra um cescimento de 13,3%, uma vez que entre janeiro e junho do ano passado foram transportadas 58,67 milhões de toneladas por vias interiores.

O recorde foi impulsionado pelo transporte de soja e milho durante o período. Foram mais de 26,6 milhões de toneladas de soja transportadas, representando uma variação positiva 33% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O milho apresentou maior crescimento percentual entre janeiro e junho, com elevação de 57% em comparação ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram 4,6 milhões de toneladas da mercadoria transportadas. Neste período também foram carregadas 8,9 milhões de toneladas de bauxita, subida de 6,4% em comparação a 2022.

O principal destaque foi a região hidrográfica Amazônica, em que foram transportadas 40,67 milhões de toneladas entre janeiro e junho de 2023, uma variação positiva de 14,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região hidrográfica foi responsável ainda por mais da metade de todo o transporte feito por vias interiores.

A região hidrográfica do Paraguai registrou o principal destaque percentual ao longo deste período com crescimento de 61,7% (mais de 4,3 milhões de toneladas transportadas).  Na região hidrográfica do Tocantins-Araguaia (foto), responsável por pouco mais de um terço de todo o transporte do período, foram transportadas 25,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,8% quando comparado com os seis primeiros meses do ano anterior.

O principal porto público em movimentação de cargas para transporte por vias interiores foi o Porto de Santarém com mais de 4,87 milhões de toneladas movimentadas no primeiro semestre de 2023, o que representa um aumento de 44,6% em comparação a 2022. Soja e milho mais uma vez representaram as mercadorias de destaque pelo porto.

Já a instalação portuária interior privada destaque de movimentação neste período foi Terminal Trombetas (PA) que movimentou 8,3 milhões de toneladas, registrando crescimento de 6,65%.  Além dos destaques de Santarém e Trombetas, o Terminal Hidrovias do Brasil Miritituba (PA) registrou um aumento de 8% com movimentação de mais de 5,9 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano, sendo esses os três principais movimentadores em vias interiores que registraram crescimento.

A navegação de longo curso em vias interiores representou mais de 30,1 milhões de toneladas de janeiro a junho (alta de 14,87%). A Navegação Interior, por sua vez, apresentou 24,5 milhões de toneladas transportadas (variação positiva de 21,88% em comparação ao mesmo período de 2022), enquanto a Cabotagem em vias interiores apresentou decréscimo de 4,3%, com 11,7 milhões de toneladas transportadas. 

 

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