A diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) se reuniu nessa semana, com representantes dos agentes marítimos para fortalecer laços com o setor e a abertura de diálogo para que o agente portuário e o servidor da autarquia possam trocar experiências sobre o estatístico aquaviário da agência.
Na ocasião, representantes da Alphamar Agência Marítima, empresa voltada ao agenciamento marítimo e a operação portuária de cargas a granel e consultoria logística no agronegócio, puderam expressar alguns apontamentos de melhorias para o estatístico da agência. A instituição é referência do setor de compilação de dados diários de mercado e dos portos brasileiros com a finalidade de produzir estatísticas mensais e anuais que demonstram totais exportados e importados
Também foi possível apresentar aos agentes do setor marítimo tanto a funcionalidade quanto os dados do painel estatístico aquaviário da Antaq. A ferramenta é resultado da compilação de dados globais de todos os Estados brasileiros (unidades federativas), que abrangem a movimentação de cargas nos portos organizados e terminais portuários de uso privativo.
O encontro contou com a presença do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, que salientou a importância do estreitamento de laços entre a Autarquia e as entidades aquaviárias nacionais. “Quero agradecer a presença de todos os representantes da Alphamar por esta reunião que mostra a intenção da Agência em estreitar as relações com os agentes marítimos, portuários e aquaviários nacionais na busca das melhores práticas para o setor”, disse.
Além do diretor-geral, estiveram presentes os diretores da Antaq Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias. A reunião também contou com a presença da superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação (SDSI), Cristina Souza, do superintendente de Outorgas, Renildo Silva, e do gerente de Estatísticas e Avaliação de Desempenho, Fernando Serra.Representando os agentes marítimos estiveram no encontro os diretores da Alphamar Agência Marítima Marcelo Neri e Arthur Neto.
O Painel Estatístico Aquaviário pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário