terça-feira, 29 de agosto de 2023

Estaleiro sul-coreano constrói primeiro navio que utiliza tripulantes "engenheiros com IA"


A HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, uma subsidiária controladora da HD Hyundai, entregou o primeiro navio do mundo equipado com um “engenheiro de IA”. O estaleiro anunciou recentemente a entrega à H-LINE Shipping de um graneleiro movido a GNL de 180.000 toneladas, equipado com uma solução de automação baseada em IA. A embarcação foi construída no estaleiro Hyundai Samho Heavy Industries em Yeongam, província de Jeolla do Sul, informou a Bussines Korea.

A automação de motores inclui a Solução Integrada de Monitoramento de Condições (HiCBM) e a Solução Integrada de Controle de Segurança (HiCAMS). Ambos diagnosticam o estado dos principais equipamentos do navio em tempo real e detectam emergências de forma inteligente, como incêndios, substituindo engenheiros humanos e tripulantes de convés durante as operações.

O HiCBM monitora e gerencia os principais dispositivos do navio, como motores de propulsão, compressores e bombas, em tempo real. A IA pode detectar e prevenir possíveis falhas durante a navegação, garantindo uma navegação tranquila. Enquanto isso, o HiCAMS, usando CCTV a bordo, permite que a IA detecte e analise eventos relacionados à segurança em tempo real, desempenhando um papel vital para garantir a segurança do navio e de sua tripulação.

 Os dois sistemas podem ser aplicados a navios atualmente em serviço, sugerindo uma possível expansão do mercado de soluções de automação baseadas em IA. Durante os testes, os sistemas foram testados quanto à segurança e confiabilidade sob a supervisão do American Bureau of Shipping (ABS). Em setembro passado, obtiveram a Certificação Básica ABS (AIP).

Em junho passado, a Avikus, subsidiária da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, tornou-se a primeira no mundo a cruzar com sucesso o oceano com um grande navio equipado com um sistema de navegação autônomo. Com a comercialização desta solução de automação, a indústria marítima está um passo mais perto da era do “bareboat”, onde viagens de longo prazo podem ser realizadas sem navegadores, engenheiros ou tripulação de convés.

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