segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Cargill e BAR Technologies lançam navio de propulsão eólica na rota China/Brasil


A Cargill e a BAR Technologies uniram forças com o objetivo de promover o “BAR Tech WindWings”, uma nova tecnologia que está em fase de testes e busca difundir a propulsão eólica no transporte marítimo. Foi assim que o navio “Pyxis Ocean”, propriedade da Mitsubishi Corporation e operado pela Cargill, tornou-se o primeiro a ser equipado com dois WindWings. Essas velas, que chegam a atingir 37,5 metros de altura, podem ser instaladas no convés de navios cargueiros para aproveitar a força do vento como fonte de energia.

A instalação do equipamento foi realizada em um estaleiro Cosco, na China, mesmo país de onde o navio fez sua viagem inaugural, com o objetivo de chegar ao Brasil. Produzidos em colaboração com a Yara Marine Technologies, os WindWings deverão gerar economia média de até 30% no consumo de combustível em novas embarcações. Esta percentagem poderá ser ainda maior se forem utilizados em conjunto com combustíveis alternativos.

O projeto, financiado em parte pela União Europeia como parte da iniciativa CHEK Horizon 2020, tem potencial para ajudar a indústria a atingir os seus objetivos, oferecendo uma solução de modernização capaz de descarbonizar navios já em operação. Isto é particularmente relevante, uma vez que 55% da frota mundial de graneleiros tem até nove anos. Além disso, o desempenho dos equipamentos será monitorado nos próximos meses para melhorar seu projeto e operação. Em média, numa rota global, poderiam poupar até 1,5 toneladas de combustível por WindWing por dia, com potencial para aumentar ainda mais esse número em rotas transoceânicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário