Aguardada há mais de uma década, a obra de recuperação da Ponte de Inspeção Naval (PIN), na Ponta da Praia, foi concluída e entregue na manhã desta segunda-feira (28). A reabertura da PIN teve a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do prefeito de Santos, Rogério Santos, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini e sua diretoria, além de sindicalistas.
Cedida pela Marinha
à então Companhia Docas, a PIN será utilizada para abrigar o Centro de Controle
de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de
Embarcações (em inglês, Vessel Traffic Management Information System), ou
VTMIS, do Porto de Santos.
“Sem a reforma, ela não tinha condições de receber o VTMIS. Assim, vinha sendo
utilizada para abrigar uma base avançada da nossa valorosa Guarda Portuária”,
afirmou Pomini.
O ministro Márcio
França comemorou a reabertura. “Hoje, aqui, já temos este equipamento em uso. É
assim que estamos trabalhando, cumprindo as metas e mostrando resultados
conforme orientação do presidente Lula”. França destacou que,
com a PIN recuperada, será oferecido maior conforto aos guardas portuários;
servindo de ponto de recepção junto ao mar para visitantes e autoridades e,
finalmente, recebendo o VTMIS.
Segundo a APS, as providências para torná-lo realidade já estão em andamento pela Diretoria de Operações. O VTMIS será responsável pela implantação do sistema de gerenciamento do tráfego de navios no cais. Contará com quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo completa visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas. Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações.
Esses e outros equipamentos poderão fazer com que os navios aproveitem mais sua capacidade de carga e permitirão que a Autoridade Portuária de Santos ofereça mais segurança e eficiência aos operadores e armadores.
O VTMIS, que está no plano de metas da APS, auxiliará também no controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. Dados de uma estação meteorológica e um marégrafo vão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais e auxiliar no momento da atracação.
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