A Hapag-Lloyd concluiu hoje com sucesso a aquisição de 100% do terminal da SM SAAM e negócios de logística relacionados por US$ 995 milhões, com base em um acordo anunciado em outubro de 2022. A transação foi aprovada incondicionalmente pelas autoridades antitruste relevantes de todos os países envolvidos no esse processo de aquisição. A assinatura da transferência dos ativos da SAAM para a Hapag-Lloyd foi realizada em uma cerimônia em Santiago com a presença de altos executivos da companhia marítima.
“Estamos muito satisfeitos com a conclusão bem-sucedida desta transação, que aumenta significativamente nossa presença na América Latina e reforça nosso compromisso com os mercados latino-americanos. Olhando para o futuro, vamos nos concentrar em desenvolver ainda mais os negócios e continuar a oferecer a melhor qualidade a todos os clientes da SAAM Terminals”, disse Rolf Habben Jansen, diretor administrativo da Hapag-Lloyd AG.
Por sua vez, Macario Valdés, gerente geral da SAAM, indicou que “SAAM inicia uma nova fase com foco em duas áreas de negócios nas quais vemos oportunidades de crescimento. Vamos fortalecer o negócio de rebocadores para crescer em novos mercados e nos tornarmos líderes mundiais. Também queremos que a Aerosan aumente sua presença regional”.
A Agenda Estratégica da Hapag-Lloyd de Investir em infraestrutura de terminais é um elemento-chave da agenda estratégica da armadora, e a América Latina é um de seus principais mercados. A transação inclui participações nos terminais de Iquique, Antofagasta, San Antonio, San Vicente e Corral (Chile), Port Everglades (Estados Unidos/Flórida), Mazatlán (México), Buenavista (Colômbia), Guayaquil (Equador) e Caldera (Costa Rica), bem como serviços logísticos relacionados.
A aquisição fortalecerá ainda mais o negócio principal de transporte marítimo da Hapag-Lloyd e ajudará a transportadora a construir um portfólio de terminais forte e atraente. A nova entidade será chefiada por seu gerente Geral, Mauricio Carrasco, que é CEO da Divisão de Terminais do Grupo SAAM desde 2020. Ele é um executivo sênior experiente com ampla experiência na América Latina e no mundo, atuou como vice-presidente sênior de desenvolvimento da CSAV e como diretor sênior da Hapag-Lloyd, com responsabilidades nas Américas, China, Dubai e Índia.
Rodolfo Díaz, ex-diretor sênior de administração de negócios da Hapag-Lloyd para a região da América Latina, ingressará como diretor financeiro. A Hapag-Lloyd expandiu continuamente seu envolvimento no setor de terminais e tem participações no Terminal de Contêineres Wilhelmshaven, Terminal de Contêineres Altenwerder em Hamburgo, Grupo Spinelli com sede na Itália, JM Baxi Ports & Logistics Limited com sede na Índia, Terminal TC3 em Tânger e Terminal 2 em Damietta, Egito, que está atualmente em construção.
A SAAM destaciu que a transação lhes permitirá focar na expansão de seus negócios de rebocadores, setor no qual é líder na América, com 210 embarcações que operam em mais de 90 portos em 13 países. Por sua vez, a Aerosan presta serviços de logística aérea em oito aeroportos no Chile, Colômbia e Equador e também aumentou sua presença na América Latina por meio de um plano de aquisições. A Hapag-Lloyd, ao concluir a aquisição de terminais portuários e operações de logística da SAAM, permite que esta se concentre na expansão de seus negócios de rebocadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário