quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Evergreen alcança o menor índice em emissões de carbono na Rota Norte da Europa/Costa Leste dos Estados Unidos


A Evergreen apresentou o melhor desempenho do Índice de Emissões de Carbono (CEI) de Xeneta e Marine Benchmark durante o segundo trimestre na rota Norte Europa-USEC, obtendo uma pontuação de 53,8 pontos, 36,5 pontos abaixo da média da rota em média. A companhia marítima de origem taiwanesa conquistou esta posição devido a vários fatores determinantes, principalmente a dimensão da sua frota, com uma capacidade média superior a 13.700 TEUs por embarcação, 6.000 TEUs substancialmente acima da média da rota.

Além de seu tamanho considerável, as embarcações da Evergreen mantiveram uma velocidade operacional menor em comparação com outras linhas de navegação. Navegando a 14,3 nós, os navios da Evergreen andaram 1,1 nós abaixo da velocidade média da rota. Além disso, esta frota também obteve uma sólida pontuação CEI, atribuída à baixíssima idade média de suas embarcações, que chega a 6,2 anos.

Durante o segundo trimestre de 2023, a rota Norte da Europa - Costa Leste dos Estados Unidos obteve uma classificação média de 90,3 pontos, uma melhoria de 9,4 pontos face aos 99,7 do trimestre anterior. Segundo Xeneta, as companhias marítimas da Ocean Alliance, formadas por CMA-CGM, Cosco, OOCL e Evergreen, obtiveram as 4 melhores pontuações CEI no último trimestre.

A Cosco e a OOCL garantiram o segundo e o terceiro lugar no pódio do CEI, com 73,7 e 79,0 pontos, respectivamente. Ambos melhoraram significativamente sua classificação CEI do primeiro trimestre de 2023 para o segundo trimestre de 2023, o que teve um impacto positivo na média geral da rota comercial. Além disso, melhoraram seu desempenho reduzindo a velocidade, navegando abaixo da média de 15,5 nós para as rotas.

No segundo trimestre, entre todas as operadoras, apenas a OOCL conseguiu atingir uma taxa de utilização do espaço superior a 85%. O restante registrou valores inferiores a 80%. Essa queda está fortemente correlacionada com a baixa demanda e o excesso de capacidade na rota, o que levou a taxas de frete mais baixas.

Durante o segundo trimestre, houve uma mudança positiva na redução de velocidade exibida pelas companhias marítimas que operam a rota, embora o desempenho durante os dois últimos trimestres do ano anterior (2022) tenha mostrado uma aceleração substancial na velocidade, o trimestre mais rápido. Houve progressão na descida (a desejada), com o registro de baixas velocidades pela Evergreen, Cosco e OOCL. Como o setor se esforça constantemente para atender às metas de sustentabilidade, espera-se que os operadores marítimos enfatizem progressivamente a redução da pegada de carbono por meio de vários métodos além do ajuste de velocidade.

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