A cidade de Itapoá (SC) passa a contar com uma rede inovadora de segurança, que utiliza câmeras com tecnologia de ponta e um sistema com inteligência artificial, capaz de rastrear situações de risco. A iniciativa foi desenvolvida pela 4ª Companhia do 5º Comando Regional de Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), com patrocínio do Porto Itapoá, Poder Judiciário de Santa Catarina e Itelfibra.
A inauguração ocorreu no Quartel da 4ª Cia., em Itapoá, nesta quarta-feira (5). De acordo com o idealizador do projeto, capitão da PMSC, Richardson Bortolini Lima, em um primeiro momento o sistema contará com 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. “O projeto prevê, até o final do ano, um total de 50 câmeras”, explicou.
Além disso, ressalta Lima, a rede de monitoramento pode ser ampliada utilizando câmeras privadas que tenham compatibilidade. “Para incluir as câmeras de segurança privadas será preciso solicitar a conexão à PM, que enviará um técnico para esse fim. Temos mapeadas mais de 100 câmeras privadas que são compatíveis e podem ser integradas”, completou.
Os benefícios serão prevenção e auxílio nas investigações criminais e levantamento de informações, assim como meio de prova em instrução processual. O sistema conta com tecnologia com base israelense que consegue captar imagens e interpretar situações de anormalidade, enviando um alerta em tempo real para a polícia.
“É um projeto pioneiro e que tornará nossa cidade mais segura. A aposta em tecnologia e inovação é algo que está no DNA da nossa empresa, por isso é uma satisfação patrocinar uma ação dessa natureza. Além disso, a parceria firmada entre o Porto, Poder Judiciário, Associações e Polícia Militar em torno deste projeto é um exemplo de como podemos contribuir ainda mais para o desenvolvimento de nosso município”, disse.
O projeto motivou a criação de uma entidade específica para cuidar da segurança de Itapoá. Formada por diversos integrantes da comunidade, a Associação Parceiros da Segurança Pública está apta a participar de editais para captação de recursos. “Podemos também captar recursos através de patrocínios privados, que serão totalmente voltados para ações em prol da segurança da cidade, como, por exemplo, a ampliação do nosso sistema de câmeras”, afirmou o Capitão Lima, que é presidente da Associação. O Porto Itapoá investiu R$ 108 ml no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário