sexta-feira, 7 de julho de 2023

Megaporto de Chancay e integração do território é desafio fundamental para o Peru

 

A WISTA Peru, em colaboração com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), realizou nessa semana o fórum internacional "Integração urbana em cidades portuárias, experiências e aprendizados". Com mais de 300 pessoas conectadas online, foi realizado  do amplo bate-papo com os principais profissionais do setor, que falaram sobre a importância de uma relação sustentável e harmoniosa entre as cidades e seus portos.

O último painel do dia foi intitulado "Chancay Megaport: rumo a uma relação cidade-porto sustentável" e contou com as apresentações de Manuel Hinojosa, presidente do conselho da Autoridade Portuária Nacional (APN) do Peru; Juan Álvarez, prefeito do distrito de Chancay; Gonzalo Ríos, vice-gerente geral da Cosco Shipping Ports Chancay Peru e Jorge Arrieta, representante da sociedade civil de Chancay.

Hinojosa foi quem abriu a mesa argumentando que, na visão da entidade, o sistema portuário deve estar alinhado com o desenvolvimento da cidade. "Isso requer um planejamento adequado e é aí que você deve prestar atenção especial." Nesse sentido, Hinojosa destacou que a APN realiza uma série de ações para integrar a cidade ao porto, como fóruns universitários, visitas guiadas de estudantes aos terminais portuários, limpeza de praias e rios, palestras sobre ecoeficiência ambiental e sobre a sistema portuário nacional. , além de oficinas e dinâmicas sobre igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, entre outros.

“Acreditamos que os desafios que temos pela frente para que a integração cidade-porto ocorra de forma adequada são: atualização da regulamentação em nível nacional, maior colaboração e articulação entre os entes do Estado e, além disso, temos que incentivar os fundos sociais são maiores e estão orientados para o que a cidadania exige”, disse o presidente da APN. Sobre Chancay, Hinojosa afirmou que “é preciso definir quais serão as áreas de influência que terá. Deve haver um bom planejamento urbano que esteja alinhado com os planos diretores dos portos.

As cidades que abrigam terminais portuários são as de maior demanda em termos de saúde, habitação, serviços públicos, transporte, etc. e atenção especial deve ser dada a esse ponto.” Juan Álvarez, prefeito do distrito de Chancay, em sua apresentação, foi enfático ao destacar que precisam de mais apoio do Estado para uma maior organização e para especificar o plano de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, uma das maiores preocupações é a falta de jovens capacitados para trabalhar no setor. Por isso, indica, “temos de melhorar a educação através da melhoria económica que o novo porto vai trazer”.

O outro grande ponto que Álvarez abordou foi sobre a preservação da costa marítima de Chancay. “Chancay tem aproximadamente 20 quilômetros de vista para o mar, queremos que isso seja preservado, assim como preservar as oportunidades turísticas da cidade. O turismo também tem que estar envolvido com o novo porto”, enfatizou. O vice-gerente geral da Cosco Shipping Ports Chancay Peru, Gonzalo Ríos, no âmbito da premissa cidade-porto, afirmou que “queremos ser parte integrante do desenvolvimento de Chancay, ajudando a fechar as lacunas sociais.

O porto, além do técnico, tem um papel a cumprir. Chancay será o primeiro porto privado para uso público. As próprias características técnicas do seu desenho levaram em consideração todas as demandas dos habitantes para minimizar o impacto do porto na cidade”. Cabe destacar que o projeto portuário vem assinando acordos de cooperação institucional com as autoridades para financiar os planos em diferentes áreas identificadas como necessárias para o desenvolvimento de Chancay.

Destacam-se entre eles Saneamento, habitação e construção - Estudo de viabilidade de pré-investimento para o sistema de tratamento de águas residuais. Terreno doado para uma estação de tratamento de águas residuais (PTAR). Intercâmbio rodoviário e pedestre. Promoção de habitação. Saúde - Financiamento para avaliação e resgate de vestígios arqueológicos e estudo de pré-investimento do Centro de Saúde Peralvillo l-4 (em formulação). Segurança - Estudo de viabilidade de pré-investimento para ação abrangente de resposta a emergências.

Gestão da alocação de terrenos para o Projeto Complexo Policial e Sede da Capitania. Educação: Estudo de viabilidade de pré-investimento para o Instituto Educacional Tecnológico Superior de Chancay (4 novas carreiras para as 2 existentes atualmente). Turismo, ambiente: Financiamento do Plano de Desenvolvimento Turístico Local de Chancay (em formulação): Financiamento do Plano Regional de Turismo (PERTUR) ao governo regional. Mercado de alimentos para a cidade entregue em Obras para Impostos. Apoio turístico e ambiental (zonas úmidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário