terça-feira, 18 de julho de 2023

Ciclone extratropical próximo à costa sul do Brasil afeta atividade portuária no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O ciclone extratropical intenso e próximo à costa sul do Brasil afetou a atividade portuária dos portos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É o que mostrou o Painel Situação dos Portos em Tempo Real da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com os dados, as paralisações aconteceram às 19h da última quarta-feira (12). O painel ainda revelou que a situação mais crítica ocorreu no Porto do Rio Grande (RS) que teve a sua operação paralisada e vias de acesso parcialmente bloqueadas.

Também no Rio Grande do Sul, os portos de Pelotas e de Porto Alegre tiveram suas operações paralisadas, mas as vias de acesso aos portos seguiram liberadas. Já no estado de Santa Catarina, os portos que sofreram paralisação nas operações paralisadas foram os de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul.

Não houve intercorrência de paralisação ou bloqueio de vias no Porto de Santos. Contudo, devido a rajadas de vento mais intensas, algumas operações específicas, como a travessia de passageiros e balsas, foram afetadas, mas os serviços já se normalizaram.

O Painel Situação dos Portos em Tempo Real é uma ferramenta que apresenta o status de operação portuária, o nível de criticidade e as vias de acesso às instalações. Pelo sistema é possível verificar informações de 34 portos públicos e de 7 terminais privados.

O painel da Antaq é alimentado pelas suas gerências e unidades regionais, quase que instantaneamente, com as informações corretas, relevantes e atualizadas. Abrange a situação de todos os portos brasileiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário