quarta-feira, 12 de julho de 2023

Pandemia da Covid-19 dá impulso definitivo à ampliação do uso de contêineres inteligentes

As projeções indicam que a frota global de contêineres inteligentes ou inteligentes (habilitados com recursos de telemática) se multiplicará por 6 nos próximos 5 anos para representar 30% dos estoques globais até 2027, impulsionada por uma adoção mais ampla dessa tecnologia. ou recipientes secos. Esta é uma das principais conclusões do relatório anual de revisão e previsão 2023/24 do Container Census & Leasing da Drewry.

Segundo a consultora, os contêineres inteligentes ganharam importância nos últimos anos, numa tendência que se acelerou após o início da pandemia de Covid-19 e a consequente disrupção da cadeia de abastecimento, que evidenciou a necessidade de uma melhor visibilidade das cargas para fazer face às tempos de trânsito mais longos e voláteis. Além disso, espera-se que o ritmo de adoção de contêineres inteligentes acelere nos próximos cinco anos, à medida que os custos dos dispositivos diminuem e os operadores pioneiros desafiam outros a seguir.

Um contêiner se torna “inteligente” quando equipado com um dispositivo telemático que fornece rastreamento e monitoramento em tempo real, permitindo que os operadores aumentem a permanência do contêiner nos itinerários e, portanto, melhorem a disponibilidade do equipamento. Ele também permite que os proprietários beneficiários da carga (BCOs) saibam a localização e o status de sua carga para que possam controlar melhor suas cadeias de suprimentos.

Há uma série de elementos que impulsionam esse crescimento do mercado. A interrupção da cadeia de suprimentos e o congestionamento dos portos que assolaram a era da pandemia foram um alerta para melhorar a visibilidade dos fluxos de carga e o gerenciamento da frota de contêineres. E apesar das atuais condições de mercado fracas, as operadoras têm fundos para investir após o recente boom de lucratividade no setor de transporte de contêineres e veem oportunidades para melhorar a eficiência de suas operações por meio da implantação de contêineres inteligentes.

A Drewry estima que, até o final de 2022, cerca de 5,6% da frota global de contêineres estava equipada com dispositivos de tecnologia inteligente, após um crescimento de 57% no ano; uma aceleração do aumento de 32% registrado no ano anterior. No entanto, a aceitação varia consideravelmente por tipo de equipamento, sendo já forte a penetração nos contêineres refrigerados e intermodais, mas muito menos no setor seco. Agora, mais da metade da frota de contêineres intermodais refrigerados é habilitada com tecnologia inteligente, contra um terço no ano passado.

A consultoria prevê que o número de contêineres inteligentes na frota global acelerará nos próximos cinco anos, atingindo mais de 10 milhões de unidades, o que representa até 30% dos estoques de contêineres em todo o mundo. Como a inovação tecnológica reduz o custo dos dispositivos e aumenta seu valor tanto para as operadoras de transporte quanto para os BCOs, espera-se que a adoção acelere.

Agora, espera-se que a aceleração do crescimento da frota inteligente seja impulsionada pela forte aceitação no setor seco, onde a penetração é atualmente de apenas 0,7%. De fato, vários operadores, incluindo Hapag-Lloyd e ONE, assumiram compromissos públicos para equipar toda a sua frota de contêineres secos com dispositivos inteligentes, com a linha de navegação alemã estabelecendo um prazo para o próximo ano. A Drewry acredita que essas ações forçarão outras operadoras líderes a seguir o exemplo.

O retorno do investimento para as companhias marítimas virá do potencial de otimização de sua frota de contêineres e operações de carga. Iniciativas anteriores para desenvolver uma frota seca inteligente falharam porque dependiam da demanda de BCO, que foi impedida por taxas adicionais e falta de integração com as ofertas de serviços de IoT das operadoras. Além disso, a digitalização de suas frotas de contêineres permitirá às companhias de navegação controlar melhor os fluxos de informações da cadeia de abastecimento marítimo, melhorando sua oferta de visibilidade de carga e, assim, vinculando os clientes da BCO a compromissos contratuais de longo prazo.

Além disso, as operadoras estão enfrentando uma concorrência crescente de soluções alternativas de rastreamento, como dispositivos removíveis ou ferramentas de análise preditiva. Mas alcançar essa mudança radical exigirá mais investimentos na integração de contêineres inteligentes em sistemas IoT de operadoras e colaboração entre as partes interessadas do setor para permitir o compartilhamento de dados, principalmente entre a aliança de operadoras e os parceiros da VSA (acordo de compartilhamento de embarcações).

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