Em encontro realizado na sede das Nações Unidas em Nova York, dia 20 de abril, a UNCTAD concluiu um mês de treinamento intensivo para 61 coordenadores de trânsito de 12 países da África e da América Latina. O encontro reuniu mais de 200 participantes. A título de contexto, o histórico Acordo sobre Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) incentiva os países a designar um coordenador nacional para facilitar a movimentação de mercadorias em trânsito, respeitando regulamentos, documentação e requisitos alfandegários específicos.
Mas em abril de 2023, apenas três membros da OMC haviam nomeado oficialmente tal coordenador. "Os países estão interessados em nomear pontos focais e, em seguida, torná-los conhecidos por outros para melhorar a coordenação transfronteiriça", disse Jan Hoffmann, chefe do ramo de logística comercial da UNCTAD. A entidade trabalha para divulgar o papel crítico desempenhado pelos coordenadores de trânsito, ao mesmo tempo em que promove a cooperação regional para ajudar os países a se beneficiarem das medidas de facilitação do trânsito.
Kenneth Reynaldo Pinell Solís, que participou do treinamento, trabalha há oito anos como coordenador nacional de trânsito da Nicarágua. Mas é a primeira vez que recebe uma formação especificamente adaptada às suas funções. Com experiência em alfândega, Pinell Solís aspira a obter as mercadorias em trânsito por seu país o mais rápido possível. Ele diz que, como coordenador de trânsito, seu desafio é equilibrar a necessidade de reduzir burocracia e atrasos, garantindo que a liberdade de trânsito não seja abusada por contrabando e fraude.
O conhecimento adquirido no treinamento capacitará Pinell Solís para continuar desempenhando suas responsabilidades de alto nível. A subsistência dos comerciantes centro-americanos depende da capacidade de transportar mercadorias rapidamente de e para as maiores economias da região. As sessões de treinamento, iniciadas em março, foram ministradas por meio da plataforma de e-learning da UNCTAD sobre facilitação do comércio, em colaboração com a Câmara da Indústria de Transporte Internacional, organização sediada no Brasil que defende a facilitação do comércio e transporte desde 2002.
Esses esforços fazem parte de um programa liderado pela UNCTAD e dedicado aos coordenadores nacionais de trânsito. Este programa oferece treinamento presencial e à distância, aumentando o conhecimento nacional sobre os desafios do trânsito transfronteiriço enfrentados pelos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. As soluções para os desafios enfrentados pelos coordenadores podem incluir medidas como a implementação de um sistema multinacional de garantia de trânsito, o estabelecimento de um sistema de troca de dados para operações de trânsito ou a promoção de um corredor de transporte internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário