terça-feira, 18 de abril de 2023

Escassez de semicondutores afeta cadeia logística internacional que aposta na Inteligência Artificial para reverter situação


Atingida pela pandemia de Covid-19, a indústria de fabricação de semicondutores não parou de bater em uma parede após a outra. Fábricas de todo o mundo estão sendo afetadas pela escassez dos valiosos chips, que agora veem sua produção paralisada e seus lucros em grande risco. No entanto, de acordo com informações relatadas pela Mckinsey, uma nova inteligência artificial pode ser a chave para resolver esses problemas.

A soma de capacidade limitada de produção, alta demanda e excesso de pedidos são alguns dos motivos que espremem a indústria de semicondutores. Com base na análise da Mckinsey, esses problemas provavelmente persistirão ao longo deste ano e permanecerão irregulares até 2026. Os setores mais afetados por isso serão os cotidianos, como automóveis e eletrônicos.

Quando nos referimos à indústria eletrônica, neste caso, é em linhas gerais. De celulares e computadores a complexos sistemas utilizados em portos e empresas de navegação são afetados por esses problemas, dificultando os processos que fazem parte das cadeias logísticas globais. Esse inconveniente não é novo, já que desde o aperto das quarentenas pela Covid-19 se alertou que a escassez de componentes eletrônicos atingiria duramente o mercado.

Mesmo que os picos do choque da era pandêmica tenham diminuído, os desafios de abastecimento continuarão a ser prioridade nas agendas dos gerentes. Para combater a escassez, organizações em todo o mundo estão recorrendo a compras esporádicas de acessórios eletrônicos de distribuidores especializados, independentes ou franqueados.

Embora esses esforços consigam aliviar as pressões imediatas de abastecimento, eles não abordam as deficiências estruturais que comumente ocorrem nos processos de aquisição. Além disso, encontrar fornecedores em um ambiente tão específico também não é uma tarefa fácil, e é por isso que muitas organizações estão recorrendo a novas ferramentas que combinam experiência humana com inteligência artificial (IA) para acelerar significativamente o processo.

Em vez de usar abordagens manuais, as equipes examinam simultaneamente centenas de bancos de dados comerciais, públicos e proprietários, permitindo que encontrem os fornecedores certos com muito mais rapidez do que antes. A escassez de semicondutores é projetada para ser um problema que acompanhará a indústria por muito tempo, por isso a busca e adaptação de novas tecnologias que ajudem a simplificar os processos é muito necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário