A China State Shipbuilding Corp. (CSSC) e a CMA CGM finalizaram um pedido de 16 navios porta-contêineres no valor total de US$ 3,06 bilhões. De acordo com a China Shipbuilding Trading Co., Ltd. (CSTC), dependente do CSSC, este acordo quebra o recorde de maior pedido individual na indústria de construção naval chinesa. Para contextualizar, o presidente e CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé, fez parte de uma delegação de 60 líderes empresariais que se juntou ao presidente francês Emmanuel Macron em uma turnê pela China de 5 a 7 de abril.
O presidente Macron visitou Pequim e Guangzhou e também se reuniu com o Presidente da República Popular, Xi Jinping. À margem desta viagem, Saadé disse à imprensa que a sua empresa tinha feito "acordos de fornecimento" de novos porta-contentores, bem como de metanol combustível. De acordo com a Alphaliner, durante a viagem, a companhia de navegação aproveitou a ocasião para finalizar os acordos em andamento para seis navios movidos a metanol de 15.000 TEU e converter formalmente as cartas de intenção em pedidos firmes.
A Alphaliner também destaca e lembra que os 16 novos navios porta-contêineres de grande porte referem-se a duas séries de novas construções de navios que a CMA CGM e a CSSC (China State Shipbuilding Corporation) já haviam acordado para o final de 2022 e início de 2023. Esses pedidos compreendem quatro navios porta-contêineres "megamax" (MGX) movidos a GNL de 23.000 TEU e uma dúzia de navios "neopanamax" (NPX) movidos a metanol de 15.000 TEU. Avaria do navio porta-contêineres Os porta-contêineres movidos a metanol, que terão 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, terão capacidade para transportar 156 mil toneladas de carga.
Essas embarcações serão construídas pelas duas sub-filiais do CSSC no município de Xangai, no leste da China, e na cidade de Dalian, província de Liaoning, no nordeste da China, respectivamente, de acordo com o CSTC. Já os navios movidos a GNL, cada um com 399,9 metros de comprimento e 61,3 metros de boca, transportarão 220 mil toneladas de carga. Recorde-se que a CMA CGM encomendou mais de 70 navios de alto valor acrescentado que utilizam combustível ecológico do CSSC nos últimos 10 anos, incluindo o primeiro porta-contentores do mundo de 23.000 TEU movido a GNL, de acordo com o CSTC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário