A região amazônica tem o primeiro porto do Brasil a obter reconhecimento da certificação de sustentabilidade AQUA (Alta Qualidade Ambiental), emitida pela Fundação Vanzolini. O certificado foi entregue durante o Norte Export, principal evento do setor logístico hidroviário da região Norte do Brasil, realizado em 03 e 04 de abril em Manaus, e que teve o Super Terminais como porto anfitrião.
Para a certificação, o Super Terminais passou por uma auditoria rigorosa, em que foi possível demonstrar o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os princípios ESG. Das 15 categorias usadas para certificação da AQUA Portos, o Super Terminais obteve nível considerado como “melhores práticas” em oito.
“Estamos muito felizes com essa certificação. Ela mostra que nossas práticas estão de acordo com as demandas mundiais relacionadas a preservação do meio ambiente. Ser o primeiro porto brasileiro a receber essa certificação estando no Amazonas é ainda mais importante, pois estamos em uma região estratégica, que está no centro dos debates globais sobre o meio ambiente”, afirma Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Para obter os resultados em desempenho ambiental e sustentabilidade, o Super Terminais aplicou medidas que são revertidas na preservação do bioma amazônico. Entre elas, a companhia desenvolve um rigoroso programa de gestão que avalia de forma constante o gerenciamento de resíduos e de efluentes, a educação ambiental, o controle de vetores, a limpeza dos reservatórios, o monitoramento e controle de ruídos, a contingência de saúde, o gerenciamento de riscos, de emergência individual e de cargas perigosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário