Práticas sustentáveis e de ESG na indústria da moda e a sua crescente importância diante de um consumidor mais atento e exigente, foram tema de um debate realizado pela Câmara de Comércio de Bogotá, da Colômbia. Participaram do evento digital, no último dia 12, o gestor de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristian Schlindwein; a diretora e editora da Global Fashion (Espanha); Maria Luiza Amaro, gerente de Marketing da Lycra Company para o Brasil e Colômbia; e Edwin Alvarado, co-fundador do Closeando, site de e-commerce de vestuário da Venezuela.
Ressaltando a importância de construir, no mundo, cadeias produtivas de
calçados efetivamente sustentáveis e atuar de acordo com os preceitos de ESG,
Schlindwein falou sobre o Origem Sustentável, única certificação de
sustentabilidade e ESG para empresas de calçados e seus fornecedores de insumos
no mundo. “O Brasil é um grande player mundial, o maior produtor de calçados
fora da Ásia, e assumimos o compromisso de guiar as empresas rumo a uma
produção cada vez mais sustentável não somente na dimensão ambiental, mas
também social, econômica e cultural”, comentou.
Segundo Schlindwein, para evitar “greenwashing”,
quando as empresas apresentam produtos ecologicamente corretos, mas sem ter um
processo produtivo efetivamente sustentável, o Origem Sustentável conta com
auditorias de órgãos independentes e de alta credibilidade. “A indústria
calçadista brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo, principalmente
quando levamos em consideração os produtores asiáticos, os principais
fabricantes de calçados do mundo. Porém, sabemos que existe um caminho a ser
percorrido, não somente no incremento das iniciativas de sustentabilidade, mas
também no que diz respeito à comunicação delas no Brasil e no exterior”,
acrescentou.
Baseado nas melhores práticas internacionais de
sustentabilidade, o Origem Sustentável segue a diretriz de 104 indicadores
distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e
gestão da sustentabilidade. Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e
componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. Mais informações
podem ser colhidas no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes
sociais @origem.sustentavel.s sustentáveis e de ESG na indústria da moda
e a sua crescente importância diante de um consumidor mais atento e exigente,
foram tema de um debate realizado pela Câmara de Comércio de Bogotá, da
Colômbia. Participaram do evento digital, no último dia 12, o gestor de
Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados),
Cristian Schlindwein; a diretora e editora da Global Fashion (Espanha); Maria
Luiza Amaro, gerente de Marketing da Lycra Company para o Brasil e Colômbia; e
Edwin Alvarado, co-fundador do Closeando, site de e-commerce de vestuário da
Venezuela.
Ressaltando a importância de construir, no mundo, cadeias produtivas de
calçados efetivamente sustentáveis e atuar de acordo com os preceitos de ESG,
Schlindwein falou sobre o Origem Sustentável, única certificação de
sustentabilidade e ESG para empresas de calçados e seus fornecedores de insumos
no mundo. “O Brasil é um grande player mundial, o maior produtor de calçados
fora da Ásia, e assumimos o compromisso de guiar as empresas rumo a uma
produção cada vez mais sustentável não somente na dimensão ambiental, mas
também social, econômica e cultural”, comentou.
Segundo Schlindwein, para evitar “greenwashing”,
quando as empresas apresentam produtos ecologicamente corretos, mas sem ter um
processo produtivo efetivamente sustentável, o Origem Sustentável conta com
auditorias de órgãos independentes e de alta credibilidade. “A indústria
calçadista brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo, principalmente
quando levamos em consideração os produtores asiáticos, os principais
fabricantes de calçados do mundo. Porém, sabemos que existe um caminho a ser
percorrido, não somente no incremento das iniciativas de sustentabilidade, mas
também no que diz respeito à comunicação delas no Brasil e no exterior”,
acrescentou.
Baseado nas melhores práticas internacionais de
sustentabilidade, o Origem Sustentável segue a diretriz de 104 indicadores
distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e
gestão da sustentabilidade. Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e
componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. Mais informações
podem ser colhidas no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes
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