sexta-feira, 14 de abril de 2023

Arnadores europeus potencializam suas frotas para levar cargas refrigeradas

Um estudo realizado pela Alphaliner, revelou que a MSC tem a maior capacidade de transporte de carga refrigerada, pois possui uma frota de 746 navios equipados com um total combinado de mais de 496.200 conexões refrigeradas. Isso contrasta com o último levantamento de capacidade frigorífica realizado em abril de 2022 (Alphaliner Newsletter 2022-14), que ainda apontava a Maersk na primeira posição, apesar de a ítalo-suíça a ter superado como a maior empresa de transporte de contêineres do world.world no início de janeiro do ano passado.

Não surpreendentemente, o ranking de transporte de carga com temperatura controlada segue de perto a tabela das dez maiores transportadoras com base na capacidade total da frota. A principal exceção é a ZIM (décima geral para as companhias de navegação), que ocupa o oitavo lugar entre as dez primeiras para os frigoríficos, à frente da HMM e Yang Ming, que possuem frotas maiores em termos de capacidade nominal total.

Os 138 navios da ZIM têm um total combinado de quase 68.000 tomadas refrigeradas. Se todos eles fossem usados ​​para conectar contêineres refrigerados de 40' e o número de conexões refrigeradas fosse multiplicado por 1,98 (uma vez que um número muito limitado de conexões é apenas para equipamentos de 20'), o armador israelense poderia alocar 23,7% do capacidade total de sua frota para transportar cargas com temperatura controlada. É a maior porcentagem das dez maiores companhias de navegação.

Não é possível estabelecer uma classificação com base no transporte real de contêineres refrigerados, pois esses números não estão disponíveis. No entanto, a classificação da Alphaliner com base em contêineres refrigerados é uma comparação teórica entre as principais companhias marítimas, já que algumas usam apenas um número limitado delas em grandes serviços Leste-Oeste.

As embarcações implantadas nos itinerários Norte-Sul tendem a transportar uma porcentagem maior de mercadorias refrigeradas. No entanto, a classificação dos dez primeiros mostra claramente que as companhias marítimas europeias podem usar uma proporção maior de sua capacidade total para transporte refrigerado.

A porcentagem de espaços disponíveis para contêineres refrigerados tampados varia de 20,3% para MSC a 23,1% para Maersk, com CMA CGM (21,8%) e Hapag-Lloyd (21,1%) no meio. Isso contrasta com os valores de 15,5% (HMM) a 17,3% (Evergreen) para suas contrapartes asiáticas. Há uma razão óbvia para essa notável diferença: no passado, todas as principais companhias marítimas europeias encomendaram algumas novas embarcações com um número extra alto de conexões refrigeradas, pois essas embarcações foram projetadas especificamente para operar em frutas ou outros serviços orientados. Serviços americanos com carga refrigerada de grande porte.

Ao comparar as capacidades de refrigeração ano a ano, o aumento de 12,1% da MSC está claramente relacionado ao crescimento geral de sua frota de 11,8%. A Maersk perdeu sua posição de liderança no transporte refrigerado para a MSC, já que a empresa com sede em Copenhague reduziu sua frota total em 2,5% desde abril do ano passado. Os vencedores e perdedores em capacidade de refrigeração são, portanto, os mesmos em ambas as classificações.

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