quinta-feira, 27 de abril de 2023

Tarifas globais de transporte devem cair depois de crescimento durante a pandemia da Covid-19

“O crescimento da demanda experimentado durante a pandemia nunca poderia ser sustentado”, argumenta o analista Simon Heany, durante a apresentação do webinar Drewry's Container Market Outlook, onde apresentou as projeções do mercado de contêineres para 2023. As taxas nos últimos 8-9 meses é uma correção natural do mercado", acrescenta. "Por isso, nós [Drewry] acreditamos que a leve alta experimentada em abril é uma ilusão transitória de uma melhora substancial, pois as projeções apontam para (apesar de ter crescimento leve) uma queda geral nas tarifas globais de 59,8%, seguida de uma queda de 13,7% em 2024, onde pela primeira vez em anos as companhias de navegação teriam perdas”.

Tudo indica que os fretes globais já chegaram ao fundo do poço. No entanto, Drewry ainda demonstra cautela se esse aumento continuará ao longo do tempo ou se haverá queda novamente, já que vários fatores influenciam a projeção de crescimento: a baixa atividade de sucata (apenas 31 mil TEUs de sucata registrada no primeiro trimestre de meta anual de 300 mil); somado ao grande volume de novas capacidades que serão entregues nos próximos anos; mais pressões econômicas nos países desenvolvidos (que são os principais impulsionadores da demanda do consumidor); além da defasagem da sazonalidade e dos tempos de adaptação dos diferentes mercados a fatores externos.

Nesse contexto, a Drewry apresenta a projeção de crescimento para o quarto mês do ano em apenas 1%. “Corrigimos a projeção de crescimento de março em 0,4% para 0,5%, por isso acreditamos que a projeção de 1% para abril será mantida. Ainda assim, 2023 ainda trará lucros para os armadores, que arrastam contratos por preços elevados negociados em 2022 que terão gerado amplas margens para compensar o menor crescimento deste ano, mas esses lucros serão significativamente inferiores aos registrados em 2021 e 2022.

os resultados dos anos seguintes vão cair progressivamente”, aponta. Drewry projeta que a frota celular crescerá 4,7% em 2023, mas uma vez corrigido o congestionamento portuário que ainda persiste em alguns bolsões do planeta, a capacidade efetiva aumentará em 25%. Esse aumento de capacidade, somado ao baixo sucateamento mencionado acima, afetará um mercado que não terá demanda suficiente para aumentar as tarifas.

Em um mercado altamente volátil como o da navegação, Drewry destaca a importância de monitorar de perto os riscos e os impactos que eles podem ter em um cenário de frágil recuperação após uma queda retumbante. Riscos como o comportamento das companhias marítimas, que atualmente apresentam gestão de capacidade inferior ao esperado, a resolução de congestionamentos portuários e negociações trabalhistas para os trabalhadores e questões regulatórias que ameaçam intervir nas operações são todos percebidos como de menor incerteza e impacto, enquanto as projeções econômicas globais instáveis ​​devido às recentes crises bancárias e as tensões geopolíticas que geram facções comerciais são atualmente classificadas como alta incerteza, mas impacto médio. Além disso, existe um 'cisne negro', que sempre tem alta incerteza e alto impacto. Além dessas condições prováveis, o mercado enfrentará contínua diversificação de fontes de fornecedores na busca de agregar maior resiliência à cadeia de suprimentos.

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