Em meados de dezembro, a frota ociosa global aumentou novamente em capacidade para atingir 5,5% da frota total de porta-contêineres, após um aumento nas unidades ociosas e de reparo de navios, informou a Alphaliner.
Nas últimas duas semanas, o número de porta-contêineres registrados como ociosos permaneceu em 261 navios, mas a capacidade ociosa global aumentou em 63.723 TEUs, atingindo um total de 1.436.698 TEUs.
Este valor, que representa 5,5% da frota, é superior aos 5,3% registados na quinzena anterior e aos 2,3% em 2021.
Os aumentos foram principalmente nas embarcações maiores, com sete unidades adicionais no segmento de 5.100 - 12.500 TEU designadas como inativas ou em reparo em comparação com quinze dias atrás. Não houve aumentos nos segmentos menores.
As embarcações em dique seco voltaram a representar a maior parcela da capacidade inativa, mas seu percentual na frota total inativa caiu de 62% para 60% nos últimos quinze dias. O número de unidades em reparo, manutenção ou conversão foi reduzido em nove navios, embora a capacidade tenha aumentado ligeiramente para atingir 855.021 TEUs.
Por outro lado, a tonelagem ociosa comercialmente aumentou de 38% para 40% da frota total ociosa, após um aumento líquido de 9 navios de 54.011 TEUs, atingindo um total de 581.677 TEUs.
Dentro deste valor, a tonelagem inativa controlada pelos armadores aumentou duas unidades de 34.729 TEUs para terminar em 69 navios de 529.751 TEUs.
As embarcações controladas por armadores não operacionais (NOOs) somaram 24 unidades e 51.926 TEUs. Isso representou um aumento líquido de sete embarcações e 19.282 TEUs em relação à quinzena anterior.
Em 19 de dezembro, a tonelagem controlada pelas companhias marítimas representava 91% das embarcações ociosas comercialmente, enquanto a tonelagem ociosa da NOO representava 9%.
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