segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Maersk destaca os processos de relocalização, digitalização e sustentabilidade como principais tendências para 2023


A sustentabilidade, o aumento do armazenamento, a tecnologia e a digitalização foram algumas das tendências de maior destaque em 2022, levando as empresas a tomarem medidas para aumentar sua resiliência. Diante disso, a Maersk fez um balanço das tendências que estão por vir no setor de logística para este 2023.

Reshoring e nearshoring: Segundo a Maersk, esses dois termos serão populares este ano porque serão componentes que ajudarão a superar quaisquer problemas causados ​​por escassez e atrasos. Reshoring (relocation), que consiste em devolver a produção de mercadorias do exterior para o país onde os produtos são vendidos, e nearshoring, quando uma empresa transfere o trabalho para outra organização que está, se não localmente, na mesma região.

Digitalização: como vimos em 2022, a digitalização foi uma ótima ferramenta para ver o processo da cadeia de suprimentos, desde matérias-primas, transporte e armazenamento, até fabricação e distribuição. A digitalização continuará sendo uma tendência não apenas porque oferece maior visibilidade, mas ao eliminar processos manuais, aumenta a eficiência, a precisão e permite que os gerentes da cadeia de suprimentos otimizem a cadeia de suprimentos do início ao fim.

Centros de distribuição: Apesar de todos os problemas na cadeia de suprimentos, o e-commerce continua crescendo de forma impressionante e os centros de distribuição são essenciais para que as empresas encontrem pontos estrategicamente localizados que atendam seus clientes para receber e processar devoluções.

Sustentabilidade: Todos os envolvidos na cadeia de suprimentos têm tomado medidas para eliminar as emissões de carbono até 2040 e 2050, e atingir essa meta exigiu muito esforço e antecipação. No início de 2022, a Maersk estabeleceu metas ambiciosas para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040, uma década antes de sua ambição inicial de 2050.

Além disso, as metas de 2030 garantem o progresso na redução das emissões diretas da Maersk nesta década. Eles incluem uma redução de 50% nas emissões por contêiner transportado na frota da Maersk Ocean e uma redução de 70% nas emissões absolutas dos terminais. Em 2023, empresas e muitos negócios estão desenvolvendo em conjunto uma série de estratégias para reduzir as emissões de carbono, desde a obtenção de matérias-primas sustentáveis ​​até a avaliação das emissões de gases de efeito estufa.

Da mesma forma, a conformidade regulatória ESG (ambiental, social, Governança) tem aumentado para que as empresas possam demonstrar que operam dentro da estrutura de ações sustentáveis ​​e éticas. Alguns governos estão aprimorando sua legislação para exigir que as empresas monitorem sua cadeia de fornecimento quanto a violações de direitos humanos e garantam o cumprimento dos direitos humanos em operações focadas nessa área.

Tudo isso, aliado aos problemas geopolíticos que afetam a cadeia de suprimentos, pressionam o cenário econômico global, assim como em 2022 alguns atos e políticas internacionais afetaram significativamente a logística e a inflação que continua impactando boa parte do mundo .

 

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