sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Principais portos dos EUA aceleram eletrificação dos caminhões que transportam contêineres


Os portos da Califórnia vão aceler o processo de eletrificação dos altamente poluentes caminhões pesados ​​a diesel que transportam contêineres para armazéns no interior, informa a Bloomberg. De acordo com um regulamento proposto, que provavelmente será aprovado nos próximos meses, apenas os com emissão zero serão adicionados a um registro estadual de veículos autorizados a trabalhar em alguns dos portos mais movimentados dos Estados Unidos a partir de 2024.

Os 34.000 caminhões de transporte de mercadorias a diesel ativos na Califórnia serão desativados até 2035 para ajudar a atingir as ambiciosas metas climáticas do estado. Os caminhões Drayage, por exemplo, são responsáveis ​​por 40% das emissões de gases de efeito estufa nos portos gêmeos de Los Angeles e Long Beach, e seus gases tóxicos têm sido associados a problemas de saúde em comunidades de baixa renda que cercam os portos.

O problema é que a maioria dos caminhões na Califórnia pertence a operadores independentes, que geralmente não têm capital para comprar caminhões elétricos de US$ 300.000 ou US$ 400.000, que podem custar mais que o dobro dos modelos a diesel. Apesar do grande número de descontos que o governo oferece para compensar grande parte desse custo, os motoristas de transporte público que trabalham longas horas podem não ter tempo ou meios para navegar em um labirinto de incentivos.

Uma nova empresa de Oakland (Califórnia). A Forum Mobility, por exemplo, oferece descontos na compra de caminhões elétricos de grande tonelagem e na construção de pontos de recarga que a empresa fornece para os armadores mediante o pagamento de uma mensalidade. A empresa faz parte de um novo grupo, incluindo Zeem Solutions e WattEV, oferecendo soluções de "caminhões como serviço" para o problema do transporte de mercadorias.

A operadora de transporte de Long Beach, Hight Logistics, assinou contrato para cinco caminhões elétricos pesados ​​e três estações de carregamento de porta dupla da Forum Mobility. “Esse é o rumo que o setor está tomando e para nós é uma forma de colocar esses caminhões na estrada”, diz Rudy Díaz, presidente da empresa.

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