A indústria calçadista brasileira iniciou 2023 com boas negociações no mercado internacional. A edição de inverno da Expo Riva Schuh, em Riva del Garda, na Itália, terminou com a comercialização de 680 mil pares, que geraram mais de US$ 9 milhões para as 57 marcas presentes na feira, que ocorreu entre 14 e 17 de janeiro. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 2,15 milhões de pares e US$ 32,2 milhões.
A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante os quatro dias do evento, 8,6 mil visitantes de mais de 100 países
circularam pelos corredores da mostra. A delegação brasileira esteve entre as
quatro maiores delegações de fora da Europa desta edição. Segundo a analista de
Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner, a presença verde-amarela foi
recorde nesta edição. "Os brasileiros estão muito bem posicionados na Expo
Riva Schuh, seguimos mantendo o espaço conquistado e estamos crescendo. Sabemos
que, historicamente, temos mais sucesso nas edições de verão da feira em
decorrência do nosso tipo de produto, mas pudemos observar resultados bastante
aproximados ao da edição de junho de 2022 (verão), o que deixou a maioria dos
expositores muito satisfeitos com a participação no evento, alguns deles,
inclusive, falando de resultados melhores que o esperado."
Negócios
O diretor comercial da ADG
Export (Dois Irmãos/RS), Fred Giteau, conta que a feira foi ótima com a
consolidação de clientes e a abertura de novos. "Recebemos compradores de
diversos países e conseguimos, pela primeira vez, avançar em um mercado que é
muito difícil: o japonês. Fechamos pedidos de amostra para esse comprador do
Japão e também para a Espanha, Itália, Polônia, Inglaterra e Estados Unidos. A
expectativa de negócios está realmente muito boa", destaca, ao dizer que o
objetivo foi conquistado com sucesso.
Pela primeira vez na mostra, o Grupo Sugar Shoes (Picada Café/RS) finalizou a
edição com fechamentos de pedidos e de amostras. "Queremos buscar a
Europa, Oriente Médio e Ásia, e esse foi um primeiro passo com surpresas
positivas. Tivemos pedidos fechados e de amostras com Israel, Singapura e Reino
Unido", afirma Mariana Martins, gerente de exportação do Grupo, ao
confirmar que a empresa vai participar da edição de junho da mostra. "Para
a visibilidade da marca nestes mercados é muito importante estar presente
nestes eventos. Não teríamos abertos esses clientes se não tivéssemos
participado."
Voltando para a Expo Riva Schuh, a Sollu (Franca/SP) retorna ao Brasil com a
certeza de que a aposta em participar foi acertada. "A feira ficou acima
das nossas expectativas. Tivemos dois pedidos confirmados in loco, um deles com
uma quantidade bastante expressiva para a empresa e muitos pedidos de amostra
para países como Oriente Médio, Grécia, Israel, Bulgária, Inglaterra, Líbia e
Bélgica", comenta o gerente de exportação, Alessandro Oliveira,
acrescentando que a empresa deve seguir expondo na próxima edição da Expo Riva
Schuh, em junho.
Visitantes
A qualidade dos visitantes
também foi destacada pela Pampili (Birigui/SP). "A feira recebeu
compradores efetivos. Apesar de o movimento não ter sido tão intenso quanto o
que estamos acostumados, todos estavam muito interessados em fazer
negócios", pontua Lismeire Santos, coordenadora de exportação da empresa,
ao dizer que além dos agendamentos prévios, a calçadista abriu novos clientes
em Portugal, Espanha e Itália. "Com essa edição da feira, já
comercializamos 80% da quantidade de pares que havíamos planejado exportar
neste primeiro semestre. Quantidade que já está 10% acima do que realizamos no
primeiro semestre de 2022", diz, ao ressaltar que a Pampili terminou o ano
passado com recorde na exportação.
A quantidade de compradores que visitaram a feira foi superior em 7,5% em
relação à edição anterior, conforme a organização. "Recebemos mais de 100
países. Grandes compradores internacionais vieram conhecer o que os mais
importantes produtores de calçados do mundo estavam apresentando nesta que é
uma grande vitrine", salienta Gianpaola Pedretti, gerente geral da feira,
ao dizer que a participação brasileira é muito importante. "Reunimos os
maiores representantes da indústria calçadista mundial e o Brasil, como um dos
maiores produtores, se destacou entre os expositores."
Participaram da Expo Riva Schuh, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas
ADG Export, Awana, Pyramidis, Usaflex, Carrano, Andacco, Beira Rio, Vizzano,
Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Madeira
Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos,
Democrata, Piccadilly, Anatomic & Co, Moema, Archetti, Anatomic Prime,
Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia, Grendene Kids, Kidy, Suzana Santos,
Renata Mello, Azillê, Pampili, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort, Leveterapia, Adrun,
Cecconello, Alex Senne, CCR Shoes, Boaonda, Bibi, Dok, Dijean, Ortopé, Itapuã,
New Face, Diversão, Street Star, Sollu, Ala, Zatz e Klin.
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