terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Redução de preços nas taxas spot provoca diminuição nos tempos de trânsito partindo da China

Um dado interessante quanto ao comportamento das taxas spot é marcado pela rota Ásia-Costa Oeste dos EUA (determinante para o transporte marítimo global), dado que se mantiveram estáveis ​​por aproximadamente seis semanas consecutivas, caindo abaixo dos níveis de 2019 nas últimas duas semanas com a ausência - como foi comentado - do aumento típico da demanda antes do Ano Novo Chinês (22 de janeiro).

Segundo dados do índice Freightos Baltic (FBX) Na semana passada a taxa registrou queda semanal de 3% para US$ 1.361/FEU. Essa taxa é 91% menor do que no mesmo período de 2022. Os preços para a Costa Leste dos Estados Unidos (outra rota líder) também ficaram praticamente estáveis ​​por cerca de um mês e estão 83% mais baixos do que há um ano, caindo 2% na semana passada para US$ 2.812/FEU, em comparação com a semana anterior.

Por outro lado, as tarifas subiram na semana passada na rota Ásia-Norte da Europa, embora também sejam quase 80% mais baixas do que há um ano. Na semana passada cresceram 10% para US$ 2.978/FEU, ante a semana anterior e estão 79% abaixo do mesmo período de 2021. Assim, eles oscilaram em torno do nível de US$ 4.000/FEU desde o início de dezembro, mais que o dobro da norma pré-pandêmica, embora as taxas diárias para esta semana indiquem que essas taxas também podem começar a cair aqui.

De acordo com o FBX, a queda na demanda e a diminuição do congestionamento estão resultando não apenas em uma mudança de capacidade (retirada de rotas comerciais regionais e menores conforme a demanda aumentou fora da Ásia) de volta para rotas intrarregionais, mas também uma redução nos tempos de trânsito. Por exemplo, os dados de tempo de trânsito do mercado da Freightos.com entre a China e os EUA indicam que a duração média das remessas diminuiu 5% em dezembro em comparação com novembro e 35% ano a ano.

As taxas do Freightos Air Index da China para a América do Norte e Europa têm estado praticamente estáveis ​​nas últimas semanas. no Oceano. No entanto, apesar dessas quedas de preços, os custos de combustível e mão de obra estão mantendo as taxas de carga aérea mais do que o dobro dos níveis de 2019. Expectativas macroeconômicas Já foi comentado anteriormente que a tendência de queda das tarifas do transporte marítimo é uma resposta à baixa demanda, sintoma, por sua vez, de uma série de processos macroeconômicos que refletem o impacto de uma possível recessão.

No entanto, este último aspecto ainda não está definido. Nesse campo você pode ter duas perspectivas: uma das sensações dos atores e outra da perspectiva dos economistas. Segundo pesquisa do Goldman Sachs, 57% de seus clientes esperam uma recessão nos EUA, enquanto economistas especializados não esperam uma recessão nos EUA e indicam que há apenas 35% de chance dessa economia entrar em recessão.

Os sinais a favor da indústria marítima são aqueles de que a inflação persistentemente alta em 2022 pode estar diminuindo, de acordo com o relatório anual de ideias de investimento da Goldman Sachs Asset Management. No entanto, isso não significa que a inflação cairá uniformemente. Por exemplo, um risco premente é que os mercados de trabalho apertados não consigam aliviar a pressão sobre os salários e os preços dos serviços. Além disso, são possíveis novos choques de oferta, principalmente de commodities.

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