terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Wallenius Wilhensen mantém cautela otimista e aguarda maiores volumes em 2023


O chefe da equipe de insights de mercado global de Wallenius Wilhelmsen, Erik Solum, está cautelosamente otimista ao analisar os vários fatores que afetarão a indústria Ro-Ro em 2023. “A economia global está enfrentando um crescimento lento; há uma forte probabilidade de recessões na Europa e nos EUA. A alta inflação e o aumento das taxas de juros contribuem para a turbulência financeira. No entanto, as perspectivas para a indústria de transporte marítimo Ro-Ro são mais positivas, pois ainda vemos uma demanda reprimida por veículos leves. Também esperamos que o segmento alto e pesado continue forte”, diz ele.

Mas Erik também leva em consideração uma longa lista de riscos, incluindo a guerra da Rússia com a Ucrânia, inflação, incluindo alta nos preços de alimentos e energia, e a atual pandemia de Covid-19. Solum destaca que é preciso lembrar que a economia está em baixa recessão no que se refere à venda de veículos leves; o que significa que as vendas globais já caíram significativamente mais de 15% em 2022 em comparação com os níveis pré-pandêmicos. Isso significa que, para que esses níveis caiam, seria necessário vivenciar uma profunda recessão global.

“O que vemos é que os bancos centrais dos EUA e da Europa aumentam as taxas de juros para orientar as economias para recessões mais moderadas”, assume. Escassez de capacidade continua em 2023 A frota mundial consiste em 600 grandes navios Ro-Ro. A capacidade geral da embarcação foi baixa em 2022 e espera-se que continue assim no futuro.

De acordo com Solum, existem apenas 11 navios na carteira de pedidos com entrega prevista para 2023. “O baixo número de novos navios que chegam este ano tem impacto limitado na situação geral da capacidade. Meus colegas competentes e inteligentes estão sempre de olho em como empilhamos nossa frota para otimizar a capacidade, mantendo a questão mais importante: transporte seguro e espaço de carga adequado. Por isso, é importante que nossos clientes tenham um horizonte maior do que o normal ao planejar sua logística.”

As exportações de veículos leves da China dispararam nos últimos anos. O país asiático tem custos de produção mais baixos do que os veículos produzidos no Ocidente. “Há muitas razões para acreditar que a China priorizará o aumento de seus números de exportação para ganhar participação de mercado no crescente mercado global de veículos elétricos”, diz Solum.

No entanto, ele acrescenta: “Acho que há uma pequena chance de observarmos uma pequena desaceleração durante os primeiros seis meses do ano porque é inverno na China e, portanto, o pico de infecção. Segundo a OMS, os chineses têm taxas de imunização mais baixas do que o resto do mundo”.

Novos impostos potenciais sobre veículos importados nos EUA e na Europa também podem reduzir parte do ímpeto das exportações chinesas de LV, acredita Solum. Estabilização de preços de commodities A Solum observa que os preços das commodities, como minério de ferro e carvão, estão caindo de níveis recordes, mas ainda estão se estabilizando em um nível bem acima da média histórica. "O preço das commodities influencia diretamente nossa altura e peso."

Este segmento representa cerca de 30% de todas as nossas operações. É o caso da agricultura: “os preços das safras estão mais altos do que o normal, o que significa que os agricultores podem comprar novas máquinas, apesar dos preços terem subido”. Outra área importante é a construção, que está um pouco atrasada.

“Estamos otimistas com a construção por um motivo específico: a oferta de semicondutores está melhorando. As listas de pedidos neste segmento são extensas e devem manter os estaleiros ocupados até 2023." “Embora haja mais riscos e incógnitas do que nunca, estamos cautelosamente otimistas ao entrarmos em 2023”, diz Solum. “Esperamos soluções pacíficas para as tensões geopolíticas e acreditamos que a mudança verde contribuirá para acelerar as vendas de veículos”, conclui.

 

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